quarta-feira, 17 de março de 2010

Sua Dt200 vive fervendo?



Você já ouviu lendas urbanas sobre a Dt200? "Ah, essa moto ferve a toda hora.A cada 1000 metros eu tenho que parar pra esfriar..ela não presta!..será mesmo??

Pode ser que isso venha acontecendo..mas, oque o nossos amigos não falam é que talvez estão deixando de cuidar de sua guereirra já faz um bom tempo.

As causas podem ser diversas:Talvez você está fazendo a mistura errada de aditivo, talvez ande colocando só água pura no radiador

A verdade é que esses problemas na sua grande maioria acontecem com pessoas que se descuidam do sistema de arrefecimento

Ok,você já faz a proporção correta de aditivo + água,mas mesmo assim ainda anda enfrentando problemas com o  super-aquecimento.O que mais pode ser feito para otimizar a refrigeração?
Vista Geral do sistema de refrigeração

Existe um esquema de ventiladores que podem ser colocados junto ao radiador 

O esquema dos ventiladores é uma adaptação vendida na época em que existia apenas a DT 200 na sua versão inicial.
Esse sistema de ventoinha na Dt200R era item opcional original de fábrica yamaha. A Dt200R tinham no seu próprio chicote o fio certo para ligação da ventoinha.

Essa vento
inha era acionada toda vez que o sistema esquentava. Um sensor de temperatura fazia a leitura.Tudo muito prático.
Se você tem uma Dt200  sem isso e quer adaptar,siga o passo a passo do Blog Ciclo2Tempos:

1-Radiador 


Inicialmente temos que observar se o radiador não está obstruído. Desse modo, por mais que façamos uma série de adaptações,de nada vai adiantar se o ar não estiver passando pelas aletas.
Verifique se o mesmo não encontra-se com coisas que obstruam a passagem de ar como por exemplo ninhos de vespa,sujeira,etc..



Mesmo que o radiador não apresente sujeiras ou resíduos,suas aletas podem estar amassadas ou torcidas.Se 1/3 ou mais das aletas estiverem torcidas,devemos repará-las. Use uma chave de fenda para tal serviço tal como a ilustração indica.



Que ventoinha pod
emos usar?Pode-se utilizar a ventoinha do painel dos FIAT a qual deverá ser aparada as pontas da hélice,ou também dois coolers de fonte de computador.

Selecionamos os coolers de um computador (Devem ser de 12v e não 127).
As medidas dos coolers são de 180mm.Sobretudo necessita-se ter uma boa amperagem,
caso contrário as ventoinhas vão rodar devagar.

Coolers de computador resolvem seus problemas


Poderemos usar duas de 0,23 Ampères. Quanto mais amperagem melhor, ela vai girar mais. Vamos ligá-las.Para isso devemos fazer a famosa "Gambiarra":Vamos emendar com os fios de luz ,já que por ali a corrente passa direto quando a moto é ligada.

Existem chicotes paralelos vendidos para Dt200R que por algumas vezes possuem fios sobrando em sua extensão. (as vezes até pode ser o próprio fio especial para a opção de ventoinha da yamaha), Esses são mais práticos,pois já permitem ligar os fios da ventoinha diretamente.

Vale lembrar que as ventoinhas vão ficar atrás do radiador,assim, todo o ar que for sugado pelo radiador será mais facilmente dissipado pela ventoinha.

Caso você queira colocá-las na frente,saiba que até irá piorar o fluxo do ar,tornando o sistema pior do que como estava. Para adaptar um suporte para as ventoinhas,muitas pessoas colocam um par de arames entre a colméia, o que não é aconselhável.


Radiador Dt200

Faça como o exemplo da primeira foto da matéria e adapte pequenas chapas de metal ao radiador.

2-Tanque de Água

Também podemos melhorar é o tanque de água do radiador.
Enquanto o da Dt200S oferece uma  capacidade de menos de 200ml ,a versão "R" conta com um de 550 ml. Algo cerca de 2,7 vezes maior.

Desta forma o sistema de arrefecimento pode reservar muito mais água fria para o sistema.Para você que mistura o óleo 2T diretamente com a gasolina, pode-se também utilizar o reservátório de óleo 2T que conta com quase 1,2 litros de
capacidade... e ajuda muito no arrefecimento.
Também existe no mercado paralelo o radiador auxiliar, que auxilia bastante no caso de super-aquecimento, (algo que acho desnecessário se souber trocar o sistema original) Você deve colocar no reservatório do radiador: 50% de água + 50 % de aditivo á base de etileno glicol(use radiex).Não tem segredo.Com o decorrer do tempo,o próprio liquido de arrefecimento pode ficar sujo.
Esse líquido estando sujo com seu excessivo tempo de trabalho faz com que os próprios dutos de canalização absorvam dessas substâncias em suas paredes dificultando assim o contato do liquido com o motor.Assim isso estará contribuindo com o super-aquecimento.



Dt200

Para evitarmos essa situação, existem no mercado uma série de produtos de limpeza para o radiador,que podemos encontrar facilmente em qualquer supermercado por exemplo.


Caso o seu radiador esteja muito obstruído, ou até mesmo furado, existem várias empresas que tratam desse problema de forma geral, em qualquer radiador... eles refazem toda a colméia do radiador, e não sai caro.. se contar o beneficio..Não esqueça de dosar bem a alimentação de óleo 2T para o motor.Em alta temperatura os metais do conjunto do motor se dilatam e no caso de falta de óleo eles terão muito + atrito, fazendo com que o seu motor aqueça fora do normal... em caso de trilhas ou viagens é aconselhável até mesmo deixar a moto um pouco + gorda!

Claro que não exageradamente, mas para garantir a boa lubrificação do ciclo do motor, no caso de dilatação.
Depois dessas dicas sua Dt200 dificilmente virá a dar problemas,pode confiar!

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Matéria escrita por Philipp
Revisão: Mota Hc,Alexandre Alves
Pequena fonte:manuais e fóruns na Internet
Fotos radidor:manuais
[[Ciclo2Tempos]]

35 comentários:

Unknown disse...

Vou comentar pela vivência que tenho com a minha 200R ..
Sinceridade.. já tenteide tudo para melhorar o desempenho de arrefecimento mas nenhum deles foram eficiêntes. Já fiz uma limpeza TOTAL do radiador com especialista.. já arrumei aletinha por aletinha com um estilete para passar o ar melhor...já coloquei cooler grande para refrigerar... já coloquei 2 pequenos.. termostato. mistúra de aditivo.. óleo de alta temperatura... juntas do cabeçote. etc etc etc...
Minha moto anda MUITO, mas ao subir a serra (sou do litoral de SP) já era cara... ela chega a ficar no vermelho.. não ha santo que deixa o motor com a temperatura mediana. Os especialistas em Sto ANdré - SP me falara que a DT está 100% original e NORMAL esquentar sim.. ferver.. so se o cara tiver a mão pesada.. mas ai vai ferver qualquer moto e em qualquer situação. O melhor a fazer, depois de muito estudo relacionado a arrefecimento é andar de boa.. quando começar a esquentar.. dar aquela puxada.. e manter a moto assim... se precisar parar para refrigera-la... PARE :D
Abraços a todos

Unknown disse...

Cara... sinceramente nunca tive problema com super aquecimento na 200R... claro que a pegada influência muito... mas o maximo que fiz foi adaptar essas ventoinhas no radiador para descer litoral paranaense.. (só por garantia), e não deu muita diferença, Desci a + ou -, uns 100 e subi a serra a 80 Km com garupa e bagagens... sempre mantendo o giro entre 5000 a 9000 RPM, não precisei reduzir não... nem mesmo parar... já viajei por uma trilha que ia de Curitiba até Castro/PR, calculando aprox. 340 Km ida e volta... sem problemas... aqueceu pouco apenas uma vez e nem precisei parar. a minha moto está com motor e escape originais... nunca limpei radiador que está um pouco obstruído... uso óleo 20w40 (4T comum para transmissão)
As dicas são justamente para quem deseja aperfeiçoar o sistema de arrefecimento... mas se não souber tocar... não adianta vai ferver mesmo! nesse caso o único conselho é ler atentamente o manual do proprietário da DT 200... lá diz como deve se portar com a moto..
abraço!

Duro$ na trilha disse...

A dt200 97 saiu com um sistema de refrigeração opcional e original, cotei um kit essa semana e sai por menos de 350 reais.
No kit vai uma ventoinha, um suporte, uma junta, e uma celinha para acionamento da ventoinha.
No manual de peças tem os códigos para compra das peças, caso alguém precise posso mandar o catálogo.
Vou colocar um na minha dt200 de trilha.
www.durosnatrilha.blogspot.com

Anônimo disse...

Amigos do Duros na trilha... Tenho uma DT200 97 com 30.000 km originais, super bem cuidada e vive fervendo. Gostaria muito de saber mais sobre esse kit que mencionou, onde posso encontrar, etc. Tenho o manual com a numeração das peças mas não encontro em lugar nenhum. Voce pode me ajudar? Obrigado, Marcelo.

Unknown disse...

Amigos do Duro$ na Trilha... Tenho uma DT200 97 com 30.000 kms super bem cuidada, com manual, e vive fervendo em passeios ou trilhas. Ja procurei muito este kit com ventoinha e não encontrei. Gostaria que me ajudasse neste sentido. Desde ja agradeço, Marcelo.

Thiagodde disse...

Tenho uma Dt 200 e faço trilha nela a uns quatro anos, e não pretendo troca-la por CRF como muitos, ela ferve de vez em quando, dependendo da dificuldade, mas quando noto que ela está fervendo com mais frequencia, troco a tampa do radiador, pois a mesma desgasta e passa a não reter pressão, o que faz moto ferver rápido. Um macete, para vc levarem na trilha é cortar uma borracha redona do tamanho da borracha da tampa caso ela comece a ferver com frequencia, coloque esta borracha sobre a oroginal, e quando chegar em casa subistitua a tampa velha.

Unknown disse...

O Thiago, meu nome é Marcelo e tb tenho uma dt200 que as vezes ferve gostaria de saber onde vc costuma andar sou do ABC mas só ando no interior pois não achei com quem andar aqui!!! Caso de pra eu me juntar a sua turma pra andar meu e-mail é bamban_dede@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde compro esse cooler de 180mm. Aqui em BH so tem no tamanho de 120mm.

miro disse...

fervendo ou nao essa é a moto. obs,nao para malucos so para pilotos conscientes tenho uma que ferve mais é a moto onde passo todos param e olham. quando esquenta muito mantenho uma certa velocidade e ela esfria,faço assim e vou levando de boa .é um estilingue...

Anônimo disse...

ola tenho uma dt 200r ja tive problema de radiador com ela assim que comprei, ela era de trilha fasia trilha e passava raiva, dentro de mata fechada ai que era pior fervia a vontade. entao resolvi faser uma manutecao no sistema do radiador ajustando coisa por coisa peça por peça e foi melhorando cada vez mais fiz limpeza no radiador retirando toda crosta de oleo que costuma ter nos radiadores depois retirei toda a tinta do mesmo pois o radiador com tinta atrapalha a refrigeraçao quanto mais limpo tiver o radiador melhor o reafecimento do mesmo depois fiz limpeza da bomba dagua melhorei a vedaçao da tanpa do radiador pois ela tanbem ajuda a ferver depois disso acabou meu problema com radiador fervendo .
resolvi reformala e tirala da trilha depois de reformada deixei ela so para manobras agora eu fico mais ou menos uma hora e meia com ela ligada fasendo manobras em uma rua com uns 100 metros de comprimento nao passa de 50 kmh e nao ferve mais, obrigado pelo espasso . . .
gilnafria@hotmail.com

nany disse...

pra quem já fez de tudo e a moto ainda continua fervendo,de uma olhada
no cilindro ,se for ENCAMISADO não funcionar direito pois o cilindro original é fundido com o aluminio,e o encamisado é colocado com presão dentro do cilindro original,espero ter ajudado,falow!!!

sergio lemes disse...

comprei uma dt 200 tanque de plastico,susp.especial e blablaba... ando por menos de uma hora nem e me trilha nada vai engasgando e morre,depois de uns vinte minutos ela pega anda mais um pouko e de novo ja estou quase desistindo dela alguem pode me dar alguma dica sobre.

Anônimo disse...

OLá Pessoal... li todos os comentarios acima, é por esse e mais alguns motivos que muitos perdem a paixão pelas dts 2oo. Claro que muitos jamais acreditarão!!! E nem tem como eu sair dizendo tudo aqui. Mais... para os que amam dts 200, eu acabo com todas as anomalias das dts. Quem quiser provar, pode entrar em contato comigo pelo meu email: (eldreafonso@hotmail.com). Li também que tem alguem do abc que não tem com que andar, sou de São Paulo, e somos em 12 dt 200r. Passeamos e viajamos muito. Somos da esquadrilha da fumaça 2t. Pode dar um toque, que você terá com quem andar.

Anônimo disse...

Se sua DT 200 ferve, leve num mecanico bom. DT 200 não é para ferver, mas se ferve desde quando vc adquiriu a moto, provavelmente terá que modificar sua forma de pilotar a moto. DT 200 é motor 2 tempos, ela não funciona como as outras motos tradicionais.

Anônimo disse...

Meu a minha nao ferve nunca só se a bomba dágua ir pro saco, meu mecanico fez uma adaptação de um reservadorio de agua que fica na final da moto enqndo a agua passa pelas mangueiras entra no reservadorio mangueiras de novo chega no motor boa.. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=323131801109326&set=a.290929807662859.67011.100002375269092&type=3&theater .... dah uma olhada na foto eh aquele bujaozinho preto parecido cm uma descarga, as trilhas que pegamos aqui eh serra, lama, moto vai na baga direto, meu Dt 200 eh a melhor moto, nao troco por crf nenhuma..abraço e fica a dica.

Anônimo disse...

karos amigos amantes de dt eu sempre tive problema a minha sempre fervia em trilha pesada. logo comprei em um ferro velho um ventoinha de uma caminhonete frontier que usada no intercooler, pronto foi a soluçao nunca mais tive problema, agora so vejo alegria.. outra dica e que da adptar um cebolao igual ao de carro de passeio assim ela arma refrigera fica fino também, mas usando essa ventoinha.

Anônimo disse...

Sou do Rio e tenhu uma 200r 96, to tendo mto problema com aquecimento.
Minha moto ta com 1,25 na retifica, será q isso pode esta influenciando no aquecimento?
grato!

Unknown disse...

amigoss tao de parabens esse site é muito bom explica bem e fala a lingua que eu em tendo no arroz e fejao..parabens messmo abraço!!1

Anônimo disse...

já andei muito de DT200,não só em vias como em trilhas.Para as trilhas posso passar algumas informações,tudo oque foi dito no forum ajuda muito,mas vou acrescentar mais uma coisinha,algo simples e que passa desapercebido. Vamos lá ,no cilindro existe uma borracha para não passar a água do cilindro para o bloco , ela fica justamente na direção da descarga e entre a junta do cilindro com o bloco.Essa borracha cresce dentro do cilindro e impede a passagem do liquido arrefecedor,mais um detalhe eu retirei a válvula termostática. E também não há problemas com motor retificado,as medidas maiores não atrapalhão.Espero ter ajudado!!!!!!

cdk disse...

fiz o motor da minha dt200r 99 ,troquei bobinas e oy esta desativado por enquanto,porem ela anda dando saltos tanto em baixa como em alta ( como c soltasse o acelerador e pucha-se nova mente.) o q poderia ser ?

Anônimo disse...

Olá amigos ,sou fã de 2 tempos e curto muito a dt 200 ,mas, essa de colocar ventilador p/ ajudar no resfriamento do motor eu não concordo,pois se ela esta aquecendo é porq tem algo de errado,o motor da dt não necessita de ventilador porq é um motor bem projetado, necessita sim de boa regulagem no carburador e pessoas ebm experiente em 2 tempos ,obrigado abraços.

Unknown disse...

amigos minha dt 200 fundiu motor porque ferve muito arrumei o motor e adapitei uma ventuinha
da caixa hidramatica do marea encaixa perfeitamente no radiador da dt200 problema
resolvido' ta e a dica,....

Anônimo disse...

deixei um cara andar com minha moto o cara acelero muito e verveu porem ele desligou esperou esfriar dai coloquei agua no expansor éla voltou normau ja rodei 40 quilometros com éla ta normal sera que por ter fervido aconteceu algo com éla ou não é normal

Anônimo disse...

parças tenho uma dt 200 R 99 nao tenho problema com super aquecimento no motor e olha que acelero ate esquela ela bagunço nas empinadas o dia todo , meu unico poblema e o freio a disco traseiro esquento demais ela nao da freio semana passada num role com os muleke aki de sorocaba enpinando no meio das moto ela falto freio fui ralando a traseira dela ate ela para um poko dae sai correndo atras dela sorte ke naum caiii .. qual freio eu poderia coloka nela de falcon completo nvo ou o de fazer das nvas um salve a todos que curtem BAGUNÇA de rd 135 e de dt 200 minhas duas paixao depois de meu filho kkkk fiken com Deus

Anônimo disse...

Comprei uma hoje e fiz trilha de boa ninguem tava acompanhando e deixei crf importada tudo p traz.dt 200 e a moto

Anônimo disse...

Pessoal alguém sabe a função do tanque de expansão do sistema de arrefecimento da DT200? Não existe um reservatório de água para o radiador? Só existe o tanque de expansão que fica em um nível inferior e assim a água nunca entra no radiador. alguém sabe como funciona o sistema de arrefecimento da DT200?

Anônimo disse...

Bom dia pessoal, tenho uma rd 135 cafe racer e a umas 2 semanas adquiri uma dt200, não sou mecanico mas eu mesmo dou manutençao nas maquinas e notei que a dt começou a ferver mesmo sem andar é so ligar que a moto ferve, o que devo fazer?

Anônimo disse...

Bom dia pessoal, tenho uma rd 135 cafe racer e a umas 2 semanas adquiri uma dt200, não sou mecanico mas eu mesmo dou manutençao nas maquinas e notei que a dt começou a ferver mesmo sem andar é so ligar que a moto ferve, o que devo fazer?

Anônimo disse...

queria saber se na junta do cabecote da dt 200 de metal vai cola ..

Anônimo disse...

boa tarde vi no ciclo 2t a troca da embreagem da dt 200 ela tava sem balanceio no motor se eu tirar nao da ploblemas ..

Anônimo disse...

pro colega da RD 135 ou outros na mesma situação:restaurei uma dt 200 e ao ligar a moto o ponteiro da temperatura já ia no vermelho,chicote novo,sensor do cabeçote novo,passei dias assim,dai tirei o painel e atrás dele onde vai os 3 fios,tava com algum zinabre,isolando,desmontei cada fio dali e lixei os contatos,limpei os parafusos com bom bril,voltou a marcar certo agora !
toninho dt 200

Anônimo disse...

Fala ai galera, beleza? Eu comprei uma dt200r hoje! vou reformar toda ,mas queria mudar os aros ! pretendo usar 19 na dianteira e 17 na traseira! com pneu misto e o mais largo possivel!
Os amigos tem alguma dica?
quanto ao aquecimento ja tive uma 200r antes que usava para fazer trilhas e rodar na cidade!
comigo so aqueceu uma vez, fazendo uma trilha muito travada , num caminho de burro ! Mas eu pesava 127kg na epoca, então, era covardia com a moto! Tirando isso, nunca tive problemas!

Uma dica importante, mande regular a valvula do ypvs, ele tem que abir e fechar até o fim, senão o motor sempre vai esquentar!!!

Espero ter ajudado!!!
um abraço!!!

Reba disse...

Olá amigos, como vários também estou tendo problemas com minha DT 200 R na parte de aquecimento. Comprei a moto fiz uma revisão porem só andava de 10 a 15 minutos e parava, automaticamente o motor esfriava e la ia eu novamente, para tirar a duvida fui com ela para a via Anchieta e puxei do Ruge Ramos ate a entrada da rota dos restaurantes no bairro Demarchi, ate la tudo bem, quando estava no retorno precisei apertar um pouco mais e ai o motor travou. Aguardei por alguns minutos bati pegou novamente e consegui chegar em casa. Fizemos a substituição do pistão, brunimos a camisa e demos um talento na tampa, montou a moto já começou a esquentar novamente, desmontei o radiador levei em uma empresa especializada para fazer a limpeza do mesmo e ao buscar o profissional disse que meu radiador não estava sujo, já tentei vários procedimentos inclusive a instalação de um outro radiador mas mesmo assim continua fervendo. Estou ficando desanimado com a moto pois fica mais parada do que andando. Se alem das dicas acima alguém tiver uma ideia deixo aqui o meu apelo. Obrigado a todos.

Anônimo disse...

Alguém sabe me dizer se o disco de embreagem da dt 200 é compátivel com de alguma outra moto? A minha dt é ano 93, se não tiver algum disco compátivel, qual marca de disco me indicariam

Unknown disse...

Ola gostegostei da matéria super interessante e com ótimo conteúdo.

Vocês vendem esse kit de ventiladores ?