domingo, 1 de março de 2009

Escape dimensionado em motos 2 tempos

A diferença entre esses canos e os originais já está no nome: DIMENSIONADO, eles são feitos ou dimensionados pra altas performances, os originais não.

Muitos acham que o dimensionado é a causa de um maior consumo de óleo.
Na verdade você apenas consome mais óleo porque aumenta a giclagem.
Se você manter a giglagem maior e recolocar o escape original vai gastar mais óleo do mesmo jeito e fumacear muito também.

O funcionamento dele é o seguinte:

Diferente do que o pessoal imagina, um escape dimensionado promove o retorno de gases não queimados.O escapamento é uma das formas mais fáceis e rápidas de se ganhar potência em um motor de 2 tempos.
Este aumento de potência pode chegar a 50% nos motores mais preparados. Esse tipo de motor usa a mistura nova para expulsar os gases queimados e a contrapressão desses gases para fazer retornar ao motor a mistura que de outra forma se perderia no escapamento.


Entenda o formato do dimensionado:
-Vamos partir do princípio: O cano começa fino, depois ele engorda no bojo, e por último fica fino de novo. Como funciona o cano dimensionado? Por que ele da tanta diferença de rendimento e de barulho pro cano original?

A geometria (formato) do escapamento cria uma onda de pressão que impede a mistura fresca de sair pelo escapamento, mantendo-a confinada no cilindro, o que ajuda a aumentar a compressão dela e melhorar o desempenho do motor.



O problema é que esse efeito só acontece de maneira ótima numa determinada rotação do motor, geralmente uma rotação alta, perto da rotação de potência máxima. Em outras rotações o efeito é menor e o motor perde rendimento.
Dá pra entender o porquê dos 2T serem xoxos em baixa rotação e um canhão a partir de um determinado ponto,não é?

O ideal seria ter um escapamento que mudasse de formato de modo que esse efeito acontecesse de maneira ótima em todas as rotações do motor.
Como não dá pra fazer isso, os fabricantes descobriram um quebra-galho.
Eles colocam um dispositivo na janela de escape do motor 2T que estrangula a saída dos gases quando o giro está baixo e vai desobstruindo a abertura da janela do escape à medida que a rotação vai subindo. Assim, o motor 2T ganha mais força em baixa rotação, sem prejudicar a potência em alta. Já ouviu falar do YPVS das RD350 e da DT200? Estamos falando dele mesmo!O escapamento original da moto 2T é normalmente projetado levando-se em consideração aspectos como nível de ruído e economia de combustível.
Um dimensionado não liga pra isso, ele é barulhento e faz a moto beber mais, mas entrega o que a gente quer: aumento de potência.
É uma questão de mudar o formato do escapamento de modo a melhorar esse efeito tampão. A potência vai aumentar, mas provavelmente a moto vai ficar mais xoxa ainda em baixa.

Quem não conhece o famoso sarachú?


Perguntas frequentes:

A que ponto o dimensionado detona o motor? Existe muita diferença entre os canos dimensionados ou todos eles aceleram o desgaste do motor em mesmo nível?

Escape dimensionado não detona motor. O que detona motor é o jeito de andar. A durabilidade de um motor está diretamente ligada ao regime de giros a que ele é submetido durante a sua vida. Qualquer motor que seja mais exigido vai durar menos do que um que anda mais na manha.
O problema é que como o dimensionado melhora muito o desempenho do motor,o piloto acaba andando a maior parte do tempo em rotação mais alta, pra se divertir c/ as puxadas mais fortes.

É possível pegar uma estrada com cano dimensionado, ou com ele só se pode dar umas afinadas, sem quebrar o pistão?

Se o motor estiver bem regulado, sem problemas.Se você for andar o tempo todo de punho colado, aí a coisa fica mais perigosa.

Você quer projetar um escape dimensionado inserindo desde valores de tamanho até ângulos de curva?
Baixe o programa abrindo essa matéria ja postada aqui no C2!Clique aqui!

Fonte:Foruns da internet

27 comentários:

walace disse...

Agora eu lhe pergunto:Qual escape é melhor pra RD 135? o Peloso Prandini ou o Sarachu? Todo mundo diz que o Peloso é bem melhor e o Sarachú é ruim pra caramba.
Flw Vlw hein ^.^

Anônimo disse...

ola pesoal .fis um dimensionado para minha dt mas a moto ficou frouxa em altas rotaçoes ,por que sera ,o que eu fis de errado.

Anônimo disse...

ola pesoal fis um dimensionado para minha dt mas a moto ficou frouxa em altas rotaçoes por que sera,o que deu errado.

Fernando disse...

Amigos, o que aconteceria se ao invés de usar escape dimensionado na minha RD350 eu removesse todo o escape e colocasse um liso de cano cortado (muito usados em motos custom. O que perderia e ganharia com isso além de estética? Ao meu entender ganharia em altas rotações porém perderia nas baixas. Isso também é algo que me deixa dúvida, se minha moto possui Ypvs existe a necessidade do escape dimensionado? Afinal o Ypvs faz exatamente esse trabalho.

Anônimo disse...

tenho uma dt 180, consegui um escape dimensionado com um amigo, na verdade ele fica froxo em baxa e minha moto nao tem quase nenhuma lenta mais o escape é fora de serie... minha moto ta um canhaozinho... mas tenho uma duvida, sera que a carburação precisa ser preparada pra esse dimensionado ?

Edson Silva disse...

eu adoro o dimencionado da minha moby e é exatamente o que foi dito, em baixas é lerdo mas de médias à altas rotções é o bixo!!

Edson Silva disse...

eu adoro o dimencionado da minha moby e é exatamente o que foi dito, em baixas é lerdo mas de médias à altas rotções é o bixo!!

Anônimo disse...

tenho uma dt 200 ando de peloso ,, por cima ,,, canhao sem duvida , mas tambem ando co vforc3 e eguiniçao de kart

Anônimo disse...

Cara sou mt corioso pra saber como eh o interior do escape dimencionado, como eh um escapamento de motor 2t por dentro(seu miolo) se tiver como alguem abrir um ae e postar fotos fico mt grato.

Anônimo disse...

então 2t são xoxas em baixas? já andou em uma gas gas,ou ktm 300 2t? anda la e mi fla se são ruins de baixa kkkkkk mas se falar de dt principalmente a 180 ai ja fico queto porque mesmo com o escape original que da mais baixa ja são meia fraca ,flo por esperiencia própria,mas as importadas tem mais baixa doque 4t,vdd ja experimentei as duas,de amigos claro kkkkk

Anônimo disse...

Hehe, Preparei Minha Rd350r 93 NO Serrano Racing,com escape dimensionado. Ela tinha ficado um pouco frouxa em baixas, aumentamos o carburador e forjamos o cabeçote a 390 celindradas. Ta um canhao em baixa media e alta. Final 235 km/h.

Lino Cassano disse...

Prezados,

Andando contra corrente, como se
calcula a dimensão de uma descarga
não dimensionada para motor 2 tempos
a dois cilindros ? tentando perder
o menos possivel ?

Lino
pcassano@uai.com.br

Lino Cassano disse...

Prezados,

Andando contra corrente, como se
calcula a dimensão de uma descarga
não dimensionada para motor 2 tempos
a dois cilindros ? tentando perder
o menos possivel ?

Lino
pcassano@uai.com.br

Anônimo disse...

Você poderia me dizer se o jet ski 2 tempos seria a mesma coisa o funcionamento do escapamento????

Unknown disse...

TEM COMO ADAPTAR O YPVS NA RD 135?

Unknown disse...

Olá amigos tenho uma CR 125 e na baixa está muito fraca tem q ficar dando motor para arrancar até má baixada mas na alta ta com muita força alguém pode me dar uma dica do que pode ser?

Unknown disse...

Olá amigos tenho uma CR 125 e na baixa está muito fraca tem q ficar dando motor para arrancar até má baixada mas na alta ta com muita força alguém pode me dar uma dica do que pode ser?

Unknown disse...

Queria saber como fazer um escapamento dimensionado pra minha DT 200 alguém aí pode ajudar ?

Unknown disse...

Ola tenho um wacs na minha rd 135..meu mecânico disse que a causa dela nao andar nada pois não passa de 60 seria o escape isso consta?

Unknown disse...

cara o sarachu eu ja tive ele faz a moti melhorar a potencia uns 40 porcento

Unknown disse...

Onde encontro pra comprar o escapamento sarachu pra RDz e pra DT 200, ambos por baixo?

Edilson disse...

Tenho um escape wacs na minha rd vou trocar essa semana por um Peloso gostaria de saber se tenho que mexer no carburador e será que é melhor pra andar o Peloso?

Anônimo disse...

C eu pegar um motor de rd 135 e botar um cano da dt 200 da certo ?? Pq eu to montando em uma estrutura de xtz

Anônimo disse...

Andando contra a corrente...é contra a corrente mesmo...o escape é a vida da moto dois tempos,carburadores muito abertos ou grandes e escapamentos com camara de espansão muito grande sem equalizar tudo não funciona. Por experiencia propria para cada 10 cm de diametro da maior largura da camara de expansão dos gases, o diametro da saida deve ser de 2,5 a 3mm. Outras dicas: saida do motor sempre conica começa pequena e vai abrindo devagar, chega na camara de expansão e depois pode fechar mais rapido até o tubo de saida . Escape curto motor maiores giros,sem muita lenta, tubo de saida maior, escape longo motor medias rotações mais lenta tubo de saida menor. Carburador não adianta ter maior abertura da saida que a entrada das palhetas e ao contrario do que se pensa, aumentar o peso do volante do motor, seja aumentando o peso do conjunto do magneto ou da embreagem da mais torque e final com poucas gramas de peso a mais...o volume total do escapamento deve ser pelo menos 10 vezes o da cilindradaaté no max. 20

Unknown disse...

Quero um escape dore pra minha DT 200 alguém sabe quem tem pra vender?

Unknown disse...

Opa cera q alguem pode me ajudar tenho uma dt180 com igniçao de competiçao da magnetrom .e coloquei um gemoto dimencionado mas a moto nao enche o cano em baixas rotaçoes ficou fraca pra trilha e ruim

Iraquiano180 disse...

Gás gás e boa hen todas rotações pq ela tem uma ponteira longa pra compensar o dimensionado entendi