sábado, 27 de dezembro de 2008

Entenda o YPVS


Esse tópico vai acabar definitivamente com suas dúvidas a respeito do famoso "YPVS"(Yamaha Power Valve System) a famosa válvula desenvolvida pela yamaha que aumenta o torque em diversas rotações de motor,liberando mais gáz na moto.
Em uma moto 2T,o escapamento,o seu diâmetro e formato curvilíneo são estudados e projetados para serem aplicados na média das rotações em que um motor de 2T é utilizado normalmente.
Mas é isso é uma média,pois para altas rotações o diâmetro de saída dos gazes deveria ser significamente maior e,nas baixas rotações,mais especificamente na marcha lenta,esse diâmetro deveria ser menor para poder-se obter um pleno aproveitamento da potência nas diversas rotações. Pensando nisso,o YPVS surgiu para se controlar o diâmetro de abertura de saída dos gases de escape,através de uma válvula de tamanho variável que,ao invés de permitir um orifício de escape(janela)de tamanho fixo,independente do número de rotações do motor,varia a superfície de abertura no coletor de escape.
Dessa forma,obtém-se um efeito equivalente à mudança de diâmetro do escapamento para diversos regimes de rotação do motor. A exaustão no motor de 2T é problemática devido justamente a que a emissão dos gazes depende da rotação en que se encontra o motor,e a válvula YPVS assegura uma mais eficiente exaustão, compatível com diversas rotações, desde as mais baixas até as mais altas,tornando o diâmetro da janela de escape variável.
Em termos gerais,quanto mais rápida for a saída de gazes da combustão maior será a velocidade e a potência do motor.Consiste em uma válvula de formato semicircular localizada na parte superior da janela de escape,externamente ao cilindro.
O número de rotações do motor chega até uma unidade de controle(microprocessador)vindo através de sinais do CDI.Por sua vez,esse processador traduz esse número de rotações interpretando-o como um ângulo de abertura dessa válvula de modo que em baixas rotações,o ângulo seja pequeno(alto torque)e em altas rotações a válvula encontre-se totalmente aberta,permitindo rápida saída os gazes de escape.Para esse movimento da válvula,um servo motor aciona o cabo do YPVS controlando esse ajuste de abertura,de acordo com um pré-programa gravado na unidade de controle (microprocessador)que aciona aletronicamente esse servo motor de acordo com a velocidade
A brincadeira começa mesmo depois dos 5.500 Rpm,hora em que o Ypvs entra em cena liberando toda a potência da moto.
Segundo a YAMAHA,desta forma assegura-se um tempo de exaustão com maior eficiência em várias rotações do motor melhorando a combustão e conseqüentemente aumentando a potência.Video o gráfico acima.
Se você ainda tem alguma dúvida,veja esse video que mostra o exato funcionamento da válvula:


video

Fonte:Internet foruns

[[Ciclo2Tempos]]

10 comentários:

Francis disse...

cara que blog louco, poxa cara é o melhor sem duvida

Anônimo disse...

segunda duvida de motor 2T que eu tiro aqui. muito interessante
=D

José Luiz disse...

Realmente este sistema que a yamaha inventou, revolucionou o sistema de pilotagem de motos nervosas dando maior conforto em baixa rotação... parabens aos engenheiros.

José Luiz disse...

Realmente este sistema que a yamaha inventou, revolucionou o sistema de pilotagem de motos nervosas dando maior conforto em baixa rotação... parabens aos engenheiros.

Anônimo disse...

Legal, elucidador! Até coloquei esse som no meu celular, um tempo... hehehe!

diego disse...

ola tudo bom . olhA EU TENHO UMA RD 135 97 ; 98 QUERO SABER SI EU CONSIGO COLOCAR ESSE YPVS , NELA ....ALGUARDO UMA RESPOSTA . OBRIGADO


DIEGOBHMG@HOTMAIL.COM

diego disse...

olha eu tenhgo uma rd 135 queria saber si eu consigo colocar o ypvs nela eu consigo

Anônimo disse...

concordo cara

tiago reis disse...

boas . mas eu tenho ypvs 125 . já foi reteficada . e como meti sempre a valvola aberta . fica igual a dt 50 . mas tenho punho rápido . mas o piston e de dois segmentos . mas to a pensar em meter só um . para ficar yz .e a diferença e só ela entrar em altas . com a valvola ela não da impulso . e sem a valvola ela da um grande impulso , é mt mais agradável para off-road .

tiago reis disse...

mais vale ; off-road valvola aberta com piston de um segmento . on-road mais vale com a valvola ligada . para nao dar mt impulso pode dar origem a colar de 4ª para 5ª . e convém ser de 2 segmentos .