sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Super Motard

MOTARD em francês significa Motociclista. Por extensão, Supermotard, significa Super Piloto !

SuperMotard é a nova onda do momento.É uma moto de Cross, Enduro ou Trail otimizada para a performance no asfalto.
Essas motos mantém contudo suas características de base :

• Peso baixíssimo (comparado com superesportivas)

• Geometria do quadro garantindo agilidade em circuitos travados, curvas de raio pequeno e mudanças de direção rápidas !

• O motor monocilindro tem inércia (peças em movimento) muito menor que um motor multicilíndro. Isso permite que você possa deitar a moto de um lado para o outro com mais velocidade. Permite assim fazer alterações de trajetória muito mais rápido que numa moto multicilindro.

• Suspensões de curso longo, permitindo saltos e conforto em pisos deteriorados.•Para aproveitar o maior coeficiente de atrito do asfalto, nada melhor do que montar pneus adequados (os das superesportivas) que por serem mais largos e de perfil baixo, aumentam muito a área de contato com o solo. Estes pneus são de 17" !
--------------------------------------------------------------------------------------
Vantagens de converter a moto para uma SuperMotard:
--------------------------------------------------------------------------------------

- Faz curva assustadoramente bem. As pedaleiras encostam no chão sem problemas ou sustos ou descontrole na moto.

- A moto melhora muito no uso urbano, parece ficar mais rápida/leve, realizando mudanças de direção com muita rapidez e facilidade.

- A frenagem da moto aumenta, nota-se facilmente o ganho de aderência com os pneus mais largos, assim melhorando consequentemente a frenagem, digamos que pode se começar a freiar mais tarde e ela vai mesmo assim parar mais cedo, normalmente com os pneus trails a moto tendia a demorar mais para parar no asfalto. Dizem que com a roda menor 17" é bom colocar um disco oversize, para compensar o peso.

- A diferença do tamanho do pneu traseiro deu ainda mais força e agilidade.Uma ajuda e tanto na cidade. A moto fica mais leve, contrariando o que muita gente diz.- Na estrada a moto fica um show a parte, parece rodar mais lisa, as curvas podem ser exploradas de forma muito mais rápida e até escapar de algumas fechadas com mais agilidade.

- A estética muda muito a moto fica linda, chama muita a atenção na rua.

----------------------------------------------------------------------------------------
As desvantagens de deixá-la SuperMotard:
----------------------------------------------------------------------------------------

- Em determinadas motos, a frente fica meio boba acima dos 120km/h.

- O cuidado maior é em curvas que apresentam areia ou pedregulhos, o pneu liso/esportivo não mostra-se muito eficaz nessa situação, na verdade não foi projetado para isto.É quase impossível entrar com a moto em locais com muita lama, mais se estiver grossa a camada possivelmente ela não saia do lugar.- Diferença no velocímetro, ela marca realmente mais do que anteriormente com a roda original pois o aro menor tende a girar muito mais. Muita gente não liga pra isso, adquire um velocímetro de bicicleta, regula para o aro 17 e anda sem problemas. Outros mandam aferir os velocímetros, coisa que infelizmente sai um pouco caro pois é pouco o pessoal especializado.

- A Lei: Infelizmente existe uma lei de 1978 que não permite que se altere as medidas dos aros tanto largura como altura. Essa lei vale para carros também e mesmo assim se vê muitos carros com rodas modificadas. Apesar de que agora com os novos lançamentos nesse segmento supermotard, pode se ter um prevalecimento de quem já fez a alteração já que não prejudica a dirigibilidade do veículo como pensam as autoridades!

Mais conteúdo sobre Supermotard aqui!
As fotos das motos falcon e Tornado colocadas nesse artigo foram equipadas pelo polaco motos.Conheça mais entrando no site do Polaco!

Fonte:Adrenalina Fóruns

[[Ciclo2Tempos]]

6 comentários:

Rafael disse...

ANDAR DE SUPERMOTARD É MUITO BOM, ALÉM DO SEU DESIGN ATRATIVO,
MAS SENDO 2T QUE NEM A MINHA É MELHOR AINDA!!!
UM ABRAÇO A TODOS!

Guilherme Gaino disse...

Sou suspeito para flr de Motard's... Particularmente sou fã declarado da modalidade. Para queles que, como eu, tem sua criação nas "trail's", não existe nada melhor para o uso urbano! Aliando o melhor dos dois mundos, essas motos são fantásticas e muito divertidas para aqueles que gostam de explorar a experiência de pilotagem sem os exageros das esportivas...

Abraço!!

Anônimo disse...

Equilibrium disse:
Isso já existiu aqui no Brasil faz tempo, e se chamava TDR (aquela da yamaha).

Pablo Erick disse...

montar a DT 180 motard, tem mais vantagens do que desvantagens??

Rodrigo Amaro disse...

Olá tenho um XR250 tornado ,e queria sabe qual a melhor marca de pneu para colocar na minha moto e a largura deles uso mais ela para andar no asfalto poderia me ajuda ?

Rodrigo Amaro disse...

Olá tenho um XR250 tornado ,e queria sabe qual a melhor marca de pneu para colocar na minha moto e a largura deles uso mais ela para andar no asfalto poderia me ajuda ?