sábado, 14 de novembro de 2009

Transformação Rd135 - Antônio Vale Siqueira Jr.


Muitas pessoas tem a Yamaha Rd135 e não trocam essa motinha por nada.
Inicialmente elas surgiram como "125" e se mostraram como motos 2 tempos muito modernas para a época.



Alguns anos depois a yamaha decidiu "reinventa-las" introduzindo um motor de maior porte:
135 cilindradas! As "135" se tornaram motos mais nervosas pois na época ganharam um pistão com diâmetro 2mm maior e receberam escapes dimensionados e carburadores com novas regulagens.



Quando foram lançadas, instântaneamente se tornaram o sonho de muitas pessoas, especialmente do público jovem.

Com escapes dimensionados se tornavam a "febre" dos rachas de ruas.Ouvir aquele barulhinho afinando pelas ruas arrepia qualquer fanático por rd até hoje.



Histórias á parte, hoje em dia quem tem essas motos na sua grande maioria são admiradores e apaixonados por elas.

Antônio Vale Siqueira pode ser considerado um desses "apaixonados".Possui uma Rd135 e equipou-a completamente.

Ele cedeu algumas fotos ao Ciclo2Tempos e nos falou das inúmeras mudanças que fez com a moto.Começando pela troca de todos os parafusos para 100% allen inox.



Os aros das motos foram substituídos por de alumínio zero e ganharam raios inox.
Como dá para observar,os punhos são de alumínio e o painel da moto é novo.

Marcador de gasolina,temperatura de óleo e até mesmo temperatura de motor!Tudo indicado nesse painel que agora é digital.



O sistema de freios simplesmente dispensa comentários!São 2 discos de 320 mm na dianteira mordidos por 2 pinças de 2 pistões montados em um cubo adaptado.

A traseira recebeu um disco de freio com pinça tokico.Tudo isso com mangueiras em "malha de aço" ao invés da convencional mangueira em borracha.



Elas são mais conhecidas como "AEROQUIP".
São mangueiras que não se dilatam pela temperatura do fluido de freio e portanto não perdem a eficiência ao longo do uso.

Até dá para entender para que tanto freio:O motor que possuía carburador original de 24mm foi substituído por um carburador "guilhotina" de 30mm.Pra isso, o filtro de ar recebeu um novo dimensionamento e agora empurra mais ar para o novo carburador.



Pra tanto combustível e ar sendo injetado, Antônio colocou um escape que atendesse o sistema á altura: Um dimensionado da marca Gemoto. (bem usado em karts com motor de rd135)



Além disso existem outros detalhes como setas diferenciadas,buzina,tampa de combustível entre outros itens modificados..
E como não deu pra deixar de reparar: Tudo isso banhado por muito cromo!



Agradeço ao Antônio pelas fotos para a realização da matéria!

[[Ciclo2Tempos]]

9 comentários:

juliano disse...

pósto dók com dók com vc c vc quiser,, vamo tira um pega vc com a sua e eu com ah minha vamo demoro dók com dók???????

Anônimo disse...

como eu faço pra compra um freio a disco trazeiro pra botar na minha rd ... vlw aguardo

Renan disse...

oq tem nesse motor q tem uma frente a disco duplo pra poder parar porq na verdade blz está nas coisas simples da moto agora acho um ezagero mais se quiser por pra andar demoro tenho uma e pra min oq vale é o coração da moto (o motor) aki em sampa é rush todo dia e nun deixa falando não hein falow um abrço bóra alinharr hah hah ah a !

STANLEY disse...

EU ME ARREPIO QUANDO EU VEJO AQUELA CENA UM FAROL ABRE E PARTE UMA RD135 E UMA TWISTER E VEM VINDO NO MAIOR GÁZ QUANDO PASSA SEMPRE A RD TA NA FRENTE PQP MUITO LINDA ÉSA CENA QUE CADA VEZ ESTA SENDO MAIS RARA DE SE VER

Rodrigo Rezes disse...

Muito bacana este post. Ficaria melhor ainda se tivesse mais dados sobre as modificações ( como foi feito, quem fez, fácil de encontrar peças ? etc... ) estou de olho em uma 135 para comprar e toda informação é sempre bem vinda !!

Abraço

Rodrigo - BH

Henrique (RS .Pantano Grande) disse...

Essa lei que irá proibir a circulaçaô de motos 2T é uma porra!!!!!!!

C. disse...

Trabalhos de transformação muito bem elaborados e as motos ficaram muito 10. Até eu gostaria de transformar a minha RD350 numa super máquina com alguém que ame o que faz por preço justo. Essas Rdzinhas ficaram show, bem como a DT aí da matéria. imaginem esse capricho todo, numa RD350LC 87 azul! Alguém aí sugere um trabalho de tunning ótimo e barato? (cja@r7.com)...

Anônimo disse...

sem maldade a rd 135 fica muito mair dahora original essa dai parece moto de baiano

Villi Marques disse...

o cara top a moto de parabéns só queria saber como tu fez a adaptação do freio a disco traseiro