domingo, 9 de agosto de 2009

Preparação Leve Dt180


Por mais que passem os anos ela ainda impera absoluta quando se fala de trilhas.
Praticamente todo trilheiro que se preze começou com uma Dt180.Também havemos de concordar:

Ótima ,barata,leve,motor potente e mecânica simplificada.

Tantos atrativos fazem dela a porta de entrada da galera para o cenário Off-Road ,mas antes de começar a rodar devemos fazer alguns aprimoramentos a fim de extrair mais potência e encarar qualquer obstáculo.



A seguir estão listados os meios mais simples de se extrair mais potência dessa querida 2T
sem realizar preparações no motor que possivelmente iram prejudicar sua vida útil.

1-Depene a Dt180



Retire tudo que não for usar: Setas,painel,retrovisor,placa(se possuir)pedaleiras do garupa,buzina,etc..
Tudo pode ser retirado e aliviar muitos quilos na Dt180,que já é uma moto leve.


2-Troque a relação



Começando pela relação que deverá ser "encurtada" para aumentar assim a aceleração da dt180.
A relação original é uma Coroa de 49 dentes com um Pinhão de 16 dentes ligados á uma corrente de passe 428.

Geralmente para reforçar" o conjunto, usa-se uma corrente mais grossa de passe 520 que garante mais durabilidade.



Em seguida escolhe-se a relação.
Uma relação muito usada é a coroa de 48 dentes+Pinhão de 13 dentes porém existem outras:
Coroa44+Pinhão13 , Coroa47+Pinhão14 , Coroa54+Pinhão16 entre outras combinações...
Muitas pessoas misturam diversos tamanhos de coroa e pinhão.Descubra a força de cada uma fazendo a seguinte conta:

(Dica do C2)Divida o tamanho da coroa pelo tamanho do pinhão.
Por exemplo a relação original: 49/16= (3,0625)

Quer dizer que para cada volta da coroa o pinhão dá esse numero de voltas.
Tente fazer as contas com outras relações e ver o esforço do pinhão nas diferentes relações.(Quanto maior o resultado mais aceleração e menos velocidade final)

3-Troque os pneus



Simplesmente troque os dois pneus originais por dois do tipo "biscoito".
Eles garantem uma aderência superior no solo irregular e fazem você sentir a diferença de um pneu convencional.


4-Otimize Escapamento + ponteira

Protork:Marca de ponteira em alumínio

A mudança da ponteira melhora a performance mas não tanto como o escapamento.Apesar disso substitua o original por um de alumínio assim ela vai realizar a exaustão dos gazes com melhor eficiência.

Agora o escapamento.Esse é o ponto determinante na preparação da Dt180 e em praticamente toda moto 2 tempos.

Alterando-se o escapamento original para um do tipo dimensionado (curva de saída maior) ganha-se muita potência em alta rotação.

Em uma preparação pesada ,a modificação do escape representa taxas de até +50% na potência!
Lembre-se de manter a lã de vidro da ponteira em boas condições.Quando começar a barulhar é a hora certa de substituir por uma nova.



5-Otimize o carburador/Filtro de ar.

Já que vai liberar mais potência na moto pelo uso de um escapamento dimensionado não esqueça de aumentar o gicleur de alta,em pelo menos 30% para ter uma "alimentação" mais rica.
Para o filtro,caso ele seja de papel,substitua por um de espuma que é melhor e pode ser lavado.
Faça furos na caixa do filtro de ar para aumentar a vazão de ar.

Prefira fazer furos em lugares que não peguem muita poeira e afastado de agua caso a moto passe por um riacho por exemplo.

Furos na caixa do filtro de ar


6-Suspensões




Dianteira:Substituir o óleo original por um óleo mais grosso(20W40) mais rígido.
Geralmente usa-se o mesmo do motor.

Traseira: Sem muitas soluções.Mantenha a regulagem no máximo com a mola bem comprimida para endurecer bem a suspensão.
Evite usar alongadores pois eles não melhoram o processo de amortecimento.
Podem ocasionar mais quebras na suspensão.


7-Troque o CDI:



O CDI Serve para limitar o giro do motor.O original tende a não deixar o giro se elevar muito,mas ao substituir por um apropriado para competição você sentirá uma boa melhora em altas rotações.
O CDI de competição não diminui o avanço em rotações mais altas como ocorre com o original.
A potência é claramente perceptível.

Essas são as dicas básicas para a preparação da Dt180.


[[Ciclo2tempos]]

14 comentários:

anderson disse...

eu achei muito bom mais minha DT180 já é assim eu queria dexar ela muito a finada!

Barato #6 FmX disse...

Muito boa a matéria, como diz Paulo Bonfá: "Totalmente Excelente!" hahahaha
Ainda mais com a minha moto na 1° página, logo na capa! ;D
Parabéns Schina, o site fica cada vez melhor! Abração!!

Piter ddos disse...

no meu ponto de vista, pata competicão e muito pouco, com a troca do escapamento e ponteira e necessario tambem a troca do carburador e filtro de ar, dar uma preparadinha na saida do cilindro e preparar o girabrequim mas essa preparação vc vai adquirindo comforme o tempo
t+

Anônimo disse...

onde eu axo um escape dimenciondo pra ela ? qual modelo

Danilo Moura disse...

https://www.youtube.com/watch?v=9GBmmc-OCYk
DT 180 Dando Poeira na CRF

Danilo Moura disse...

https://www.youtube.com/watch?v=9GBmmc-OCYk
DT 180 Dando Poeira na CRF 230

guilherme campos disse...

pessoal aonde consigo um escapamento dimensionado ???

guilherme campos disse...

aonde eu consigo um escapamento dimensionado ??

Leon Chaffy disse...

Se eu colocar um magnético de competição ela fica mais potente também?

Leon Chaffy disse...

Ver no mercado livre.

ricardo Patricio disse...

vendo dt 180 tem de retifica no cilindro e trocar pistao e aneis ano 87 petra pneus biscoito os 2 meia vida ,,,VALOR 700,OO FONE>>>ddd.19 3672-34-99 ricardo

Anônimo disse...

em quanto devo aumentar a corrente da minha dt 180 se deixar o pinhao com 16 dentes e usar a relaçao de 52 dentes?

Unknown disse...

Posso por um scap da CRT na DT ?

Unknown disse...

Crf