segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A arte de empinar


Muitas pessoas ficam encantadas em ver uma moto andar sobre apenas uma roda.
Não é para menos,é uma manobra que exige técnica e muito treino.
O wheeling,modalidade onde o piloto supera a lei da gravidade,ainda hoje não é muito difundido no país,mas ao longo do tempo vem ganhando espaço aqui no Brasil.

O Ciclo2Tempos separou as melhores dicas para você começar a dominar e aprender a manobra básica do wheeling: Como enpinar a moto.
Esse post mistura experiências minhas(Minhas tentativas de empinar) e valiosas dicas que colhi em sites relacionados e ainda com alguns feras no whealling que conheço.

Mas lembre-se, evite de empinar na rua pois você além de ficar sujeito a levar uma multa, fará uma manobra perigosa que poderá botar em risco a sua integridade e até mesmo de outras pessoas.Tenha responsabilidade!

Se você tem vontade de aprender, faça em um lugar que não seja uma via pública e onde não apresente riscos á niguem.


6 Passos do C2 para aprender a empinar:

[[Passo1: A moto certa]]

Muitos perguntam qual é a melhor moto para aprender a empinar.
É claro que algumas são mais fáceis de se aprender, mas mesmo estando com a melhor moto se não estiver familiarizado com ela você não conseguirá empinar.

A moto certa é aquela que você conhece.Sinta ela,a sua aceleração,os seus freios,o peso, a maneabilidade etc..
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[[Passo2:Acostumar-se com o freio]]

Treine durante um bom tempo isso:Freie a moto várias vezes para sentir o poder de ação do freio.Treine de pé tambem,mas lembre-se de estar em baixa velocidade.

Treine inclinando o corpo para frente depois bem para trás para sentir as diferentes reações da moto.
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[[Passo3:Associar freio e acelerador]]

Estando acostumado com o freio,vamos testar o acelerador.Faça o seguinte:

Dê uma acelerada e depois freie.Dê mais uma acelerada mais forte e freie novamente.

Repita várias vezes. (você pode ficar de pé tambem para treinar esse movimento)


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[[Passo4:A hora de empinar]]

Agora é ahora de tentar empinar.Pegue de preferência alguma subida e venha devagar.
Nesse momento você deverá fazer com que a embreagem queime só um pouco(acelerar com a embreagem segurada).

Certamente você não conseguirá muito sucesso na primeira tentativa.
Não desanime.Tente novamente.
Ao longo do tempo a tendência é pegar a cordenação desses dois: acelerador e embreagem.

Á medida que for progredindo, você conseguirá acelerar mais rapidamente e irá sentir como a frente da moto levanta cada vez mais.
A maioria das pessoas aprende a empinar com uma moto de baixa cilindrada que não tem muito arranque, portanto você pode fazer um esforcinho a mais puxando o guidon como se fosse uma bicicleta. Isso facilitará a manobra.


Nessa fase você deve apenas observar o modo que você dá a queimada de embreagem e a moto se comporta.
Tudo vai ficando cada vez mais perigoso pois agora que você aprendeu a lógica da coisa, a moto tende a levantar cada vez mais.
Lembra do freio?Voçe vai começar a usá-lo agora!

Assim que erguer a frente ,o freio traseiro deverá entrar em ação.
Acione-o toda a vez que conseguir levantar a moto.

Outro movimento para treinar:

Cada vez que consegui levantar a frente da moto,acione o freio e assim,faça-a descer.
Treine várias vezes,só que aos poucos deixando levantar mais.

Com o passar do tempo você dominará a técnica do freio,que é o mais importante.
Outra dica:Ache uma posição boa para colocar seu corpo.

Normalmente se joga o corpo um pouco para a frente(não ao ponto de colocar o capacete no guidon).

Um erro que muitos cometem é se assustar com a moto e tirar o pé da pedaleira.

Você pode tirar um pouco as pernas e joelhos do tanque,mas não tire os pés da pedaleira.

Isso irá desequilibrar seu andamento.



[[Passo 5- Use somente o acelerador]]

Provavelmente aqui você já estará dominando bem mais suas empinadas com a moto.

Á medida que pegar a manha,fique bombando o acelerador fazendo movimentos de subida e descida da roda dianteira,e tente ficar apenas no equilíbrio, sem o uso do freio(atingindo o famoso "grau")

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[[Passo 6- Use o freio como segurança]]

Antes você utilizava o freio para se equilibrar,mas agora você faz isso somente com o acelerador.

Tenha em mente que quando exeder o ponto de equilíbrio e perceber que a moto vai virar,acione o freio como segurança.

Quando passar por todos esses passos,começe a treinar em superficies planas e em outras até mais dificeis.

Um dia você faz como ele..


Vale sempre lembrar:

>Use o freio;
>Use sempre capacete e equipamento de segurança;
>Mantenha os pés na pedaleira;
>Mantenha uma frequencia para treinar e boa sorte!

video


[[Ciclo2Tempos]]

6 comentários:

dione2010luiz disse...

...po,suas dicas vao me ajudar muito ..valeu

dt # 41 disse...

to tentando aprender ja faz um tempo masw agora vai ficar mais facil

VALEU!!!!!!!

Anônimo disse...

1º sou fascinado por dois tempos tenho uma rd 135 96 comprei era so o bagaço mas agora ta ficando massa mas voltando ao assunto se enpinar e massa imagine empinar uma 2t e um sho so queria ter coragem mas essas dicas são o bicho.

Anônimo disse...

eaew tenho uma rd 135
eu nao to conseguindo domina ela
ela vem de aceleraçao 1 2 e 3
so que ela vem duma vez e nao consigo fazer ela anda de uma roda so
queria alguma dicas para rd
nem meu irmao q manja empinar ja
nao consegue

YAMALOUCO DT disse...

LEMBRANDO QUE SE FOR FAZER ISSO EM UMA DT 200 DE RUA COMO E MEU CASO TIRAR PRIMEIRO A RABETA TRASEIRA POIS A MESMA CUSTA CARO ORIGINAL E A MINHA FOI-SE MAIS AS DICAS FORAM OTIMAS VLW

Alex Souza disse...

Bom dia amigo. Tenho uma dt 180 e queria algumas para empinar ela na segunda marcha pois só consigo levantar a mesma na primeira marcha obrigado.