Não é para menos,é uma manobra que exige técnica e muito treino.
O wheeling,modalidade onde o piloto supera a lei da gravidade,ainda hoje não é muito difundido no país,mas ao longo do tempo vem ganhando espaço aqui no Brasil.
O Ciclo2Tempos separou as melhores dicas para você começar a dominar e aprender a manobra básica do wheeling: Como enpinar a moto.
Esse post mistura experiências minhas(Minhas tentativas de empinar) e valiosas dicas que colhi em sites relacionados e ainda com alguns feras no whealling que conheço.
Mas lembre-se, evite de empinar na rua pois você além de ficar sujeito a levar uma multa, fará uma manobra perigosa que poderá botar em risco a sua integridade e até mesmo de outras pessoas.Tenha responsabilidade!
Se você tem vontade de aprender, faça em um lugar que não seja uma via pública e onde não apresente riscos á niguem.
6 Passos do C2 para aprender a empinar:
[[Passo1: A moto certa]]
Muitos perguntam qual é a melhor moto para aprender a empinar.
É claro que algumas são mais fáceis de se aprender, mas mesmo estando com a melhor moto se não estiver familiarizado com ela você não conseguirá empinar.
A moto certa é aquela que você conhece.Sinta ela,a sua aceleração,os seus freios,o peso, a maneabilidade etc..
Treine durante um bom tempo isso:Freie a moto várias vezes para sentir o poder de ação do freio.Treine de pé tambem,mas lembre-se de estar em baixa velocidade.
Treine inclinando o corpo para frente depois bem para trás para sentir as diferentes reações da moto.
[[Passo3:Associar freio e acelerador]]
Estando acostumado com o freio,vamos testar o acelerador.Faça o seguinte:
Dê uma acelerada e depois freie.Dê mais uma acelerada mais forte e freie novamente.
Repita várias vezes. (você pode ficar de pé tambem para treinar esse movimento)
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Agora é ahora de tentar empinar.Pegue de preferência alguma subida e venha devagar.
Nesse momento você deverá fazer com que a embreagem queime só um pouco(acelerar com a embreagem segurada).
Certamente você não conseguirá muito sucesso na primeira tentativa.
Não desanime.Tente novamente.
Ao longo do tempo a tendência é pegar a cordenação desses dois: acelerador e embreagem.
Á medida que for progredindo, você conseguirá acelerar mais rapidamente e irá sentir como a frente da moto levanta cada vez mais.
A maioria das pessoas aprende a empinar com uma moto de baixa cilindrada que não tem muito arranque, portanto você pode fazer um esforcinho a mais puxando o guidon como se fosse uma bicicleta. Isso facilitará a manobra.
Nessa fase você deve apenas observar o modo que você dá a queimada de embreagem e a moto se comporta.
Tudo vai ficando cada vez mais perigoso pois agora que você aprendeu a lógica da coisa, a moto tende a levantar cada vez mais.
Lembra do freio?Voçe vai começar a usá-lo agora!
Assim que erguer a frente ,o freio traseiro deverá entrar em ação.
Acione-o toda a vez que conseguir levantar a moto.
Outro movimento para treinar:
Cada vez que consegui levantar a frente da moto,acione o freio e assim,faça-a descer.
Treine várias vezes,só que aos poucos deixando levantar mais.
Com o passar do tempo você dominará a técnica do freio,que é o mais importante.
Outra dica:Ache uma posição boa para colocar seu corpo.
Normalmente se joga o corpo um pouco para a frente(não ao ponto de colocar o capacete no guidon).
Um erro que muitos cometem é se assustar com a moto e tirar o pé da pedaleira.
Você pode tirar um pouco as pernas e joelhos do tanque,mas não tire os pés da pedaleira.
Isso irá desequilibrar seu andamento.
[[Passo 5- Use somente o acelerador]]
Provavelmente aqui você já estará dominando bem mais suas empinadas com a moto.
Á medida que pegar a manha,fique bombando o acelerador fazendo movimentos de subida e descida da roda dianteira,e tente ficar apenas no equilíbrio, sem o uso do freio(atingindo o famoso "grau")
Antes você utilizava o freio para se equilibrar,mas agora você faz isso somente com o acelerador.
Tenha em mente que quando exeder o ponto de equilíbrio e perceber que a moto vai virar,acione o freio como segurança.
Quando passar por todos esses passos,começe a treinar em superficies planas e em outras até mais dificeis.
Vale sempre lembrar:
>Use o freio;
>Use sempre capacete e equipamento de segurança;
>Mantenha os pés na pedaleira;
>Mantenha uma frequencia para treinar e boa sorte!
8 comentários:
...po,suas dicas vao me ajudar muito ..valeu
to tentando aprender ja faz um tempo masw agora vai ficar mais facil
VALEU!!!!!!!
1º sou fascinado por dois tempos tenho uma rd 135 96 comprei era so o bagaço mas agora ta ficando massa mas voltando ao assunto se enpinar e massa imagine empinar uma 2t e um sho so queria ter coragem mas essas dicas são o bicho.
eaew tenho uma rd 135
eu nao to conseguindo domina ela
ela vem de aceleraçao 1 2 e 3
so que ela vem duma vez e nao consigo fazer ela anda de uma roda so
queria alguma dicas para rd
nem meu irmao q manja empinar ja
nao consegue
LEMBRANDO QUE SE FOR FAZER ISSO EM UMA DT 200 DE RUA COMO E MEU CASO TIRAR PRIMEIRO A RABETA TRASEIRA POIS A MESMA CUSTA CARO ORIGINAL E A MINHA FOI-SE MAIS AS DICAS FORAM OTIMAS VLW
Bom dia amigo. Tenho uma dt 180 e queria algumas para empinar ela na segunda marcha pois só consigo levantar a mesma na primeira marcha obrigado.
Olá, tenho uma titan 150 2014.
consigo ficar com a moto empinada, quando dou uma cutucada no freio, ela desce de uma ve. isso a me atrsando por que quando penso em dar uma bombada no acelerador, ela já ta no chão... alguma dica pra mim?
Mano tambem tenho una e to aprendendo meu zap 0249o2014315
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