Aprenda a adaptar a suspensão de uma Yamaha R1 (ano 2004) em sua Yamaha Rd350.
A matéria é proveniente de um site americano e foi devidamente traduzida, com ligeiras modificações.
Fonte: Fórum do site "Trinta e Cinco Motoclube",a maior fonte Brasileira na Web sobre Rd350!
Vejamos então como se adapta esse sistema de amortecedor:
Amortecedor da R1 2004
Esta é a aparência do amortecedor fora da caixa.
Comparação lado-a-lado
Acima vemos os amortecedores das respectivas motos: F4i-R1-RD
O da F4i é 1 polegada mais comprido do que o original da RD.
O da R1 é o que mais se aproxima do original de RD, pois é apenas meia polegada mais comprido. A extremidade do amortecedor da R1 tem 30mm de largura e o amortecedor original de RD tem 40mm de largura , então estou colocando 2 espaçadores de 5mm de cada lado da base do amortecedor com objetivo de restringir o movimento.
O da F4i é 1 polegada mais comprido do que o original da RD.
O da R1 é o que mais se aproxima do original de RD, pois é apenas meia polegada mais comprido. A extremidade do amortecedor da R1 tem 30mm de largura e o amortecedor original de RD tem 40mm de largura , então estou colocando 2 espaçadores de 5mm de cada lado da base do amortecedor com objetivo de restringir o movimento.
Base dos amortecedores
Aqui você poderá ver a diferença entre a base dos amortecedores e o comprimento entre eles.
Base modificada da R1
Retire a bucha de baixo, do amortecedor da R1 e insira duas buchas de bronze.Elas medem 20mm de diâmetro interno, 24mm de diâmetro externo, 20mm de comprimento. Uma lixadinha pode ser necessária, pois as buchas comprimem um pouquinho quando inseridas. Lixe um pouco para inserir o pino da RD.
Parte superior dos amortecedores antes da modificação
A "cabeça" do amortecedor da F4i foi modificado, mas o da R1 nem foi tocado ainda.
Zoom na cabeça do amortecedor da R1
É necessário aumentar o furo e tirar bastante material ao invés de embuchar.
Parcialmente furado
Aqui você poderá ver quanto de material foi retirado.
É necessário utilizar uma broca de 12mm que é o diâmetro do parafuso superior do amortecedor da RD.Tenha certeza de que está centralizado na máquina.
É necessário utilizar uma broca de 12mm que é o diâmetro do parafuso superior do amortecedor da RD.Tenha certeza de que está centralizado na máquina.
Começando a limar do lado direito
Use um esmeril com muita cautela na parte do quadro onde o amortecedor fica.
Você precisará fazer isso para que o amortecedor entre no quadro.
Monte a parte de baixo do amortecedor e vá levantando e limando até que ele se instale totalmente.
Lime cada vez mais um pouquinho e vá checando até ficar perfeito.
Seja paciente e faça caber certinho, pois nós não queremos tirar muito material desta parte crítica do quadro, apenas o suficiente.
Você precisará fazer isso para que o amortecedor entre no quadro.
Monte a parte de baixo do amortecedor e vá levantando e limando até que ele se instale totalmente.
Lime cada vez mais um pouquinho e vá checando até ficar perfeito.
Seja paciente e faça caber certinho, pois nós não queremos tirar muito material desta parte crítica do quadro, apenas o suficiente.
Amortecedor montado - lado direito
Aqui é como ele encaixa perfeitamente no pedaço que esmerilhamos.É bom deixar uma folguinha entre as peças para o caso do amortecedor ter algum movimento mínimo. Isso tudo será reforçado depois, agora vamos para o outro lado.
Limando o lado esquerdo.
Você terá que ir limando os dois lados simultaneamente para conseguir a instalação. O lado esquerdo demanda muito menos limagem! Esse é o resultado final - muito menos material tirado.
Amortecedor montado - lado esquerdo
Novamente o amortecedor coube perfeitamente.Não lime muito a ponto de enfraquecer o conjunto.
Suportes
Agora que um par dos entalhes fora da moto foram limados, a idéia é reforçar a parte superior de fixação do amortecedor. Foi usado suportes em alumínio para ajudar na fixação.
Suporte do lado direito.
Aqui é como fica a aparência do lado direito.Um outro furo na parte de trás do suporte foi feito, com objetivo de passar um parafuso como eixo pelos dois suportes e dar mais firmeza a essa parte. Foram usados parafusos iguais aos usados na fixação superior do amortecedor de Rd.
Ajuste da parte de baixo do amortecedor.
Um Zoom da parte de baixo do amortecedor , mostrando a facilidade de acesso aos ajustes do amortecedor.O círculo que você vê perto dos links é o parafuso de ajuste do amortecedor, a mesma coisa na "cabeça" do amortecedor: um parafuso de cabeça chata para regulagens do amortecedor! Perfeitamente acessível.
Fontes: Trinta e Cinco motoclube, site eastcoast
[[Ciclo2Tempos]]
Um comentário:
grande...!!!
hope u can follow me sometiomes, ciaoo
antonio italy
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