sexta-feira, 22 de maio de 2009

Descubra as diferenças entre os tipos de chassi

Uma moto é desenvolvida em cima de um chassi.
É o esqueleto de todas elas.
Mas você já percebeu que existem vários tipos diferentes para vários tipos de moto?

Afinal de contas o que muda de um tipo para o outro?Bom,determina-se um tipo de chassi para uma moto pelo tipo de motor que será usado e também pela utilização prevista para a motocicleta.

Um mesmo motor com vários tipos diferentes de chassi implica em diferentes níveis de vibração.
Vibração excessiva é incômoda para qualquer motociclista,além disso pode-se ocasionar a fadiga prematura dos componentes estruturais da moto.
Percebeu agora por que é tão importante ter um chassi correto para um determinado tipo de moto?

Vamos ver então os tipos de chassi e saber suas respectivas utilizações:

----------Chassi tipo Monobloco----------
Esse tipo de chassi é feito a partir de uma combinação de chapas de aço estampadas e tubos de aço.A configuração básica desse chassi é aplicada em veículos de uso urbano, permite grandes variações de estilo e tem custo de produção relativamente baixo.
Exemplo de moto com essa configuração: Honda Pop100



----------Chassi Tipo Diamond Frame----------
A extremidade inferior do tubo descendente não está conectada com os demais tubos do chassi.
O motor é parte integrante da estrutura do chassi,conferindo-lhe resistência.
Este chassi é usado em motocicletas de pequena e média cilindrada, devido à simplicidade da estrutura,ao peso reduzido e excelentes características de serviço.
Exemplo de moto com chassi diamond frame: Yamaha Ybr125, Honda Cg125



----------Chassi tipo Berço simples----------
O chassi de berço simples dispõe de um tubo descendente e um tubo principal na parte frontal do motor.A estrutura do chassi envolve o motor.Este chassi é usado normalmente
em motocicletas do uso "off-road",de peso reduzido,resistência mecânica e facilidade de manutenção.Equipa por exemplo a Yamaha Dt180.


----------Chassi tipo Berço duplo----------
A configuração deste chassi é semelhante à de berço simples,mas dispõe de dois tubos descendentes e dois tubos principais que lhe dão maior rigidez.
Em alguns modelos,um dos tubos descendentes podem ser removido para facilitar a retirada e a instalação do motor.Esse chassi é utilizado principalmente em motocicletas de grande cilindrada.
Uma Curiosidade: A primeira moto a utilizar o chassi de berço duplo foi a Yamaha Rd350!


----------Chassi tipo Alumínio----------
O chassi de alumínio é mais leve do que o chassi de aço.O uso de tubos de secção retangular e quadrada proporciona maior resistência nos sentidos dos esforços.
Em alguns modelos,um chassi secundário pode ser removido para facilitar o acesso aos componentes,nos serviços de manutenção.
Este chassi é usado principalmente em motocicletas esportivas de grande cilindrada como a Yamaha R1 e a Cbr1000.


Fonte:Manuais de mecânica básica Honda.

Postado por: Philipp


[[Ciclo2Tempos]]

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tem como colocar o tanque da DT180 ano 83 na dt200 ano 99?

Unknown disse...

Tem como colocar o tanque da DT180 ano 83 na dt200 ano 99?