quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Até Bill Gates acredita nos 2T!



Bill Gates seria o cara que mais defenderia os 2T? De que modo poderiamos pensar diferente uma vez que o fundador da Microsoft tem investido uma gritante quantia de $ 18,2 milhões na empresa Ecomotors que atualmente está se prestando á desenvolver um protótipo de motor para o futuro? ... e adivinhe..2T!

A Sociedade Americana Ecomotors é uma empresa fundada por Peter Hofbauer, um ex-projetista de motores do Grupo Volkswagen, que agora é o CEO.
Esta empresa é especializada no desenvolvimento de um motor de dois tempos, com uma arquitetura de cilindros turbo twin e pistões opostos (veja a figura abaixo) chamado de oposição pistões opostos OPOC Cylinder.

Os dois pistões operam alternadamente, e quando o pistão está no ponto morto superior, o outro está em ponto morto inferior. Ele também nota a falta de parafuso e redução de atrito.



Futuro projeto de motor turbo twin 2 tempos

O turbo é acionado por um controlador elétrico pequeno que melhora a disponibilidade e a resposta a ela, e se transforma em um gerador por conta própria em plena carga do turbo. Assim, duas garrafas de 10 cm seria desenvolver um enorme força de 325 hp e 900 Nm a apenas 2.100 rpm!

Indicado para motos TT?
Porque não!Por contras, apesar de muito poderosa, essa arquitetura de motor é caracterizado por uma baixa capacidade de se revezar, ao contrário do convencional motores de 2 tempos que conhecemos.

No entanto, o fato de um investidor como Bill Gates colocar tanto dinheiro nesse projeto prova que esse é o futuro da tecnologia, pelo menos, 2T do futuro.
E se o objetivo - inicialmente - é equipar os setores automotivo, industrial, marítimo ou aéreo, não há dúvida que as motocicletas fabricantes também abordaram a questão ... Ótima notícia não é mesmo?

Abaixo um pequeno video de seu funcionamento:





Fonte da matéria:Site Francês Motoverde:http://www.motoverte.com/site/bill-gates-croit-au-2t--54105.html

Tradução:Ciclo2tempos
Agradecimentos pela matéria:Marcelo Freitas

[[Ciclo2tempos]]

6 comentários:

Lauro Teixeira disse...

O nosso bom e velho Gurgel não tem essa tecnologia???

jorge disse...

O velho e saudoso DKW Vemag tinha essa tecnologia.

jorge disse...

O velho e saudoso DKW Vemag era motor dois tempos.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Se colocar um motor desses rodando no álcool ficaria perfeito para se usar naqueles caminhões e tratores usados em fazendas de cana-de-açúcar.

Unknown disse...

os 2 pistoes externos produzem mais torque por ter bielas maiores pois ficam mais tempo no pms certo? nao ficaria desbalanceado?

Unknown disse...

Fica muito bom