terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Crf230F ou Cr125?




Honda Crf230F e Honda Cr125..de longe são duas motos bem parecidas: Ambas são usadas no Off-Road e são ótimas motos com a conhecida qualidade Honda.

Mas,observando mais de perto possuem uma diferença básica: Uma moto é 2 tempos e a outra é 4 tempos!

Muitas pessoas ficam em dúvida em optar por uma delas na hora de começar a praticar o Off-Road por terem praticamente o mesmo preço de aquisição :..R$10.000,00!

Para isso,o Ciclo2tempos resolveu comparar suas principais diferenças para tirar as suas dúvidas.Vamos abordar por tópicos:

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O quesito Motor:


"Ah,mas a Crf230F tem 105 cc á mais do que a Cr125..."
Não se engane com tal comentário, a CR125 é uma moto125 cilindradas de motor 2t com 38 cv enquanto que a Crf230F é uma 230 cilindradas de motor 4t, com potência de 19 cv.

Percebeu a diferença?Apesar de menor cc ,a Cr125 é bem mais nervosa!



A 230 foi desenvolvida com um sistema de motor que prioriza as baixas rotações.O resultado disso é um freio motor super forte!Ótima para trilhas!

Ela foi uma grande tacada no cenário do Off-Road nacional.É uma boa moto,leve e com ótimas respostas.

O motor 4 tempos refrigerado a ar de 223cc e cabeçote com duas válvulas com certeza não é uma referência em termos de potência bruta, mas foi desenhado para prover um bom torque em baixas rotações.

Enquanto isso a Cr125 se destaca por ser uma moto muito nervosa deixando muitas motos fortes como a Honda Tornado e Yamaha Dt200 para trás.

Apesar de ser uma moto125,ela possue um motor do tipo 2 tempos que desenvolve muito mais potência do que um de 4 tempos da mesma cilindrada por realizar a "explosão" da mistura ar/combustível mais rápido do que um motor 4 tempos.

Essa é uma característica natural nos motores 2 tempos:Menos ciclos do motor,consequentemente mais potência em menos tempo.

Ela é uma moto especial,seu pistão é forjado feito com materiais nobres e apto para altos regimes.

Contudo,podemos perceber uma diferença na "tocada" entre as duas na hora de andar:A Cr125 é mais arrisca:Ao acelerá-la, subitamente o motor libera um surto de potência quando atinge um giro mais elevado.

Vale frisar que ela não possue freio motor(características das 2 tempos) e possue uma resposta fraca em "baixa" rotação.

A Crf230F é uma 4 tempos e como toda,tem o motor mais "linear" ou seja,com o torque mais distribuído.

Assim, a 230 não tem os famosos "buracos" em baixa aceleração que os motores 2tempos tem.


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Suspensão e sistema de freios:

A Crf230 é uma moto muito boa porém nem se compara com a suspensão e os sistemas de freio da CR 125:
A suspensão dianteira da 125 é do tipo "Invertida"(UpsideDown)e a traseira conta com auxilio de gáz nitrogênio para incrementar a eficiência.Os 2 freios são á disco.

Já a CRf230F possui suspensão traseira Prolink convencional e suspensões dianteiras convencionais tambem.O freio é á disco somente na dianteira.
As Crf230F produzidas no exterior receberam disco na traseira mas infelizmente as versões Brasileiras ficaram com o famoso tambor.



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A manutenção

A CRf 230 é uma moto nacional, portanto tem suas peças com um preço um pouco menor e mais acessível por ser fabricada no Brasil.
Se a sua idéia for fazer trilha e andar com uma moto 0km eu particularmente compraria uma CRf 230F.

Mas se você quer uma moto com um pouco mais de potência e mais vocação para o motocross eu aconselharia a Cr125.A emoção de pilotá-la é maior!

A CR 125 talvez precisará de uma troca de pistão em uma certa altura do campeonato pois o motor 2 tempos tem a vida útil mais reduzida que os motores 4 tempos,


Não digo que isso aconteça com frequência,aliás não acontece.
Só estou frisando que o motor 2 tempos por naturalmente trabalhar em um regime maior tem seus componentes com a vida útil reduzida e pela lógica precisaram de uma manutenção mais cedo do que um 4 tempos.

A troca de pistão é um exemplo,talvez você nem precise fazê-lo.

Com a CRf230F você tem um motor 4 tempos de boa durabilidade e pode andar até fundir,oque demora muito.Isso claro,se você manter as trocas de óleo e toda a manutenção básicas em dia.

Na 125 na hora de por combustível você tem que colocar um óleo 2t de qualidade(portanto mais caro)para se misturar com a gasolina e pela quantidade isso encarece o abastecimento da moto.(Nada muito relevante)
Na Crf230F você apenas coloca gasolina.

A Crf230F tem as peças mais em conta.Quando a embreagem estourar por exemplo,você irá gastar menos doque com a 125.


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Resumo Geral:

A Cr 125 é uma moto muito boa.Seus freios são muito eficientes,suas suspensões são perfeitas e sua força é explosiva.

Ela é uma moto especial,seu motor é feito para altos regimes.
Seu ponto fraco seria basicamente o preço de peças e manutenção.As peças são mais caras por se tratar de uma moto importada.

A Crf230F é uma boa escolha também.Não tem a força que a Cr125 possui mais em contrapartida possue um motor desenhado para baixos giros formidável!

É uma moto produzida no Brasil com preço de peças um pouco mais acessíveis.

Portanto estão ai destacados as principais diferenças entre as duas.Na hora de adquiri-las você já sabe oque levar em conta.


[[Ciclo2Tempos]]

33 comentários:

Maycon disse...

Bélo post, concerteza tirou minhas duvidas, mais so uma pergunta,
toda cr 125 ela éh 2 tempos?
no caso a série CR seria 2tempos?

schina disse...

Ola Maycon,obrigado por acompanhar o blog!
Sim,toda Cr faz parte da série 2 tempos!Oque diferencia das 4tempos é a ausência da letra F na frente que significa "FOUR"(4 em ingles)portanto,4 tempos.O mesmo vale com a moto de competição da yamaha,a Yz(que em sua versão 4 tempos se chama YZF.

andre disse...

gostei muito do seu blog me ajudou muito. pois tinha esta duvida.obrigado

Giovani 117 disse...

eae beleza ? então cara quero saber sí uma CR125 é boa para fazer trilha, tipo subir morrão e essas coisas sab ? pq muitos já mi falaram que o motor dela é muito ruim pra trilha longa ....

Willian disse...

Cara vc sabe que honda é honda mais vc aconselhiaria alguma outra moto 125, alem da altura da CR de preferencia 4T. Vlw muito bom esse post.

Fernando disse...

Fala meu camarada!
Saberia me informar qual a medida de oleo deve ser usada em uma cr 125? oleo em questão é o motul 510!
20%, 30%? cada um fala uma coisa! Abraço!

Anônimo disse...

Gostaria de um comparativo da CRF250 com a CR125.

Trilha Campinas disse...

Galera tenho uma cr 125r 1996 a motinha ta em otimas condicoes comecei a andar em trilhas com dt 180 tive duas de uma vez, na verdade so uma andava de cada vez , hehehehehe uma era sempre a reserva da outra, depois montei uma nx 150 da honda, esta é minha princesinha das trilhas, leve e muito gostosa de pilotar, estou levantando a frente um pouco o resto ta bala, recentemente adquiri uma cr 125 e estou adorando essa moto, comprei pra veloterra mas ja fiz umas trilhas abertas com ela e vai muito bem, estava ate querendo vender mas ja mudei de ideia, como tenho dois motores devo ficar com ela pois esta muito conservada e quero curtir mais essa moto, adoro o cheiro do oleo 2 tempos adoro ficar cheirando dois tempos a sensaçao de pilotar uma moto dessas e indescritivel, tem otima suspensao, boa ciclistica e uma resposta muito rapida e o barulho da abelhinha e demais, amo essa motinha!

Trilha Campinas disse...

Galera tenho uma cr 125r 1996 a motinha ta em otimas condicoes comecei a andar em trilhas com dt 180 tive duas de uma vez, na verdade so uma andava de cada vez , hehehehehe uma era sempre a reserva da outra, depois montei uma nx 150 da honda, esta é minha princesinha das trilhas, leve e muito gostosa de pilotar, estou levantando a frente um pouco o resto ta bala, recentemente adquiri uma cr 125 e estou adorando essa moto, comprei pra veloterra mas ja fiz umas trilhas abertas com ela e vai muito bem, estava ate querendo vender mas ja mudei de ideia, como tenho dois motores devo ficar com ela pois esta muito conservada e quero curtir mais essa moto, adoro o cheiro do oleo 2 tempos adoro ficar cheirando dois tempos a sensaçao de pilotar uma moto dessas e indescritivel, tem otima suspensao, boa ciclistica e uma resposta muito rapida e o barulho da abelhinha e demais, amo essa motinha!

Anônimo disse...

Bom dia a todos.

Levei esses quesitos na hora da compra da minha cr125 e não me arrependo. Gostaria de saber se alguém conhece alguma loja que venda as peças mais em conta, e mais dicas de man untenção e pilotagem da mesma.
Obrigado.
ATT: Ricardo Oliveira

Anônimo disse...

iai galera alguem sabe me dizer o preço da cr nova,gostei da motinha

jack chan disse...

duas motos excelentes!!
ficariam perfeitas c a cr tivesse o motor da crf230....
abraços

jack chan disse...

duas motos excelentes!!!
ficaria perfeito c a cr tivesse o motor da 230!!
abraços

Anônimo disse...

eu tenho uma cr com motor de crf230 não troco ela por nada!!!

pedro henrrique disse...

se vcs q preferem uma moto 4t importada melhor que a crf230 tem a crf 150r e a x mais se vc prefere a 2 tempo com muita força é a CR 125...

pedro henrrique disse...

Qual é melhor CRF230 nacional 4t ou CRF150 importada 4t ?

Tobata Espeto disse...

Não entendi, motor de 230 na cr ? Tenha dó neh amigo, mesma coisa de colocar motor de fusca num num opala ...

agnaldo disse...

ola gostaria de saber qual moto anda mais a crf230 ou a dt 200r pois tenho uma dt 200r toda preparada pra trilha a moto e um veneno para andar.obrigado agnaldo

felipe almeida disse...

parabéns, muito bom o blog.
e queria sabe se a cr 125 1996 é boa pra motocross ??

VLADIMIR VLAD disse...

COMPREI UMA CR 125 NÃO TAVA 100%, MANDEI PREPARAR SUSPENSÃO DIANTEIRA E TRASEIRA, DEPOIS TBM MANDEI FAZER MOTOR, A SUSPENSÃO FICOU ÓTIMA, MAS O MOTOR, ACHO QUE FALTA ALGO NA REGULAGEM DE CARBURADOR, ELA ATE ANDA BEM, MAS ACHO QUE PODERIA ANDAR MUITO MAIS, SE CAI UM POUCO O GIRO DEMORA MUITO A SUBIR O GIRO NOVAMENTE...

Léo disse...

Galera, alguém tem opiniao sobre as 2t da husaberg ??w Alguem copnhece ou já pilotou ???

Anônimo disse...

Galera,a cr 125 qual o probema de motor dla??

Anônimo disse...

tem uma informação errada sobre a cr125 amigo
ela não tem 38cv e sim 41cv de potencia
comprei uma e arrepiou os cabelos quando acelerei ela pela primeira vez kkkkkkk
muito forte mesmo da até trabalho para dominar ela ...

A Leitura nos leva a lugares nunca vistos disse...

Estou aqui somente para Parabenizá-lo pela matéria.
falou tudo.
tenho uma CR125 é o espelho dos seus comentários.
Nilson MS

Huriel Leocadio disse...

Ei cara eu acheu uma cr com motor fundido por 2 mil c eu pegar da pra colocar nela um motor de 230cc por causa do tamanho? obrigado

Dodger Man disse...

O conjunto de embreagem da CR 125 98 é igual da 2001?

Hamilton Richter disse...

Para quem está na dúvida entre a CRF 230 e a CR 125 aqui vão minhas considerações: Se vc for iniciante, vá de CRF 230. Se você apenas for fazer trilhas, vá de CRF 230. Se vc não for "Sangue nos Olhos", vá de CRF 230. Agora se vc já for praticante e achar que a CRF já não é mais suficiente e estiver afim de ir para a pista, não tenha dúvidas. Vá de CR 125. Mas já aviso, com ela não pode ser tranquilo, não dá pra ir de boa. Ou vai fundo ou não vai. Ela é igual a Mulher de malandro. Acho que essa é a melhor forma de descrever o que é uma CR 125. Suspensão e Freios sensacionais e motor imprevisível. Totalmente absurdo em alta e totalmente inútil em baixa. Aqui eu repito, com a CR tem que ser "Sangue nos Olhos" senão ela não vai. Agora minha opinião: Há poucas sensações nessa vida como estilingar com uma CR. Não troco a minha por nada. Ela me dá trabalho. Tenho que comprar peças nos Estados Unidos e quase nenhum mecânico sabe mexer direito nela, mas novamente repito: Não troco minha CR por nada. Para as trilhas fechadas com os amigos ainda mantenho minha CRF, pois não quero "Gastar demais a CR" numa trilha besta, mas não é um terço da diversão. Se estiver disposto e quiser adrenalina de verdade a CR é um tesão. Abraços

Anônimo disse...

pessoal, importada é importada,não queiram comparar com uma crf 230, a crf 230 não anda é uma verdadeira merda que nem bonita é,e outra coisa, as peças tambem são caras, não pensem vçes que as peças são baratas, eu graças a deus tenho uma yz 250 2 tempos,e digo uma coisa, a moto é impossivel é violentissima, não tem fim e não troco por nenhuma 4 tempos, alias, 4 tempos é moto de manetão. desculpem o desabafo, é que se ninguem comprasse a crf 230,talves eles dessem uma melhorada nela.

Anônimo disse...

acredito que deva ser só diferença de potência para a 230, provavelmente não muda suspensão ou freio a disco traseiro.

Oliver Biz disse...

opa gostei do blog mais a cr 125 2 tempos a sua manutenção é mais cara mesmo ??

maxwell jr disse...

Alguém sabe me informar se funciona o pistão da Agrale 16.5 na cr 125 pois a medida é 54 mm assim não tem q encamisar

maxwell jr disse...

Alguém sabe me informar se funciona o pistão da Agrale 16.5 na cr 125 pois a medida é 54 mm assim não tem q encamisar

Cristiano Machado disse...

Blz Oliver,aqui vai minha opinião,a cr por ser uma moto importada e um pouquinho mais cara que a CRF,mais não é nada que se diga nossa eu não vou conseguir manter uma cr.mano é uma moto espetacular kkk
Tem que ter muito preparo e sangue no olho mesmo kkk
Aliás ali em cima está errada uma informação são 41 a 42 cavalos de potência resumindo ela é um foguete...sou piloto a 10 anos aconselho pra todos essa super moto,uma merda em rotação baixa,mais em alta e uma máquina sem igual