domingo, 16 de agosto de 2009

Vela: Identifique problemas


As velas servem para descarregar a energia gerada dento do cilindro.
O processo ocorre assim:É gerada uma fagulha que salta na extremidade e serve para fazer explodir a mistura de combustível comprimida.

Algumas vez você se deparou com certos problemas como: falhas no motor, dificuldade na partida, marcha lenta irregular, perda de desempenho etc..e já parou pra pensar que o responsável disso tudo pode ser a vela da sua moto?Não?Pois é..

Á seguir estão listados os aspectos, problemas e causas mais comuns que afligem as velas igníferas.

Caso esteja tendo algum problema no desempenho da moto essa matéria irá lhe ajudar imensamente.Dos manuais NGK:

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[Carbonização Seca/Umida]
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Aspecto da vela:

Ponta ignífera da vela totalmente coberta com resíduos de carvão.
A ponta ignífera da vela apresenta brilho oleoso ,úmido e preto.
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Problema:

Dificuldade na partida.O motor falha principalmente em marcha lenta.
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Causa:

1-Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
2-Ignição atrasada/deficiência de energia para a ignição;
3-Uso excessivo do afogador;
4-Funcionamento do motor em marcha lenta ou baixa velocidade durante longo tempo
5-Falta compressão
6-Folga entre eletrodos da vela fora do padrão(fechada demais)
7-Vela de ignição muito fria,
8-Problemas no combustível;
9-Estanqueidade dos bicos injetores deficiente,
10-Filtro de ar obstruído;
11-Entrada falsa de ar no escape antes do sensor de oxigênio (lambda);
12-Má conexão dos cabos de ignição e/ou terminais;
13-Retentores de válvulas/guias com desgaste ou danificadas;
14-Anéis de segmento excessivamente gastos;
15-Cilindro(s)ovalizado(s) ou desgastado(s);
16-Respiros do motor obstruídos,permitindo a entrada excessiva dos gazes do cárter para admissão;
17-Se o motor for 2 tempos,a proporção óleo/combustível está muito alta;
18-Trinca interna no isolador
19-Gliceur do carburador fora do especificado.


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Solução

1 a 6,9 a 19-Efetuar os reparos necessários ou substituir os componentes afetados.

7-Substituir as velas pelo tipo correto(indicado no manual da motocicleta ou na tabela de aplicação Ngk atualizada).
8-Utilizar o combustível adequado.
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[Encharcamento]
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Aspecto da vela

Ponta ignífera da vela encharcada de combustível
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Problema

Dificuldade na partida,marcha lenta irregular ou falha no motor.
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Causa

1-Pressão na linha de combustível acima do especificado;
2-Nível de bóia do carburador excessivamente alto,bóia encharcada,agulha da bóia emperrada aberta;
3-Afogador preso;
4-Formação do leque inadequada ou estanqueidade deficiente dos bicos injetores;
5-Tempo de injeção,pressão ou vazão excessiva de combustível;
6-Motor de passo ou bypass de ar da marcha lenta não abrindo corretamente;
7-Sistema de aceleração rápida do carburador fora do especificado;
8-Problema no sistema de ignição;
9-Folga entre os eletrodos da vela fora do padrão;
10-Problema no combustível ;
11-Presença de água no sistema de alimentação ou no combustível.
12-Trinca interna no isolador.
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Solução

Verificar e corrigir a(s) anormalidade(s), e caso as velas estiverem em boas condições,secar as mesmas e utilizá-las novamente.

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[Superaquecimento e pré-ignição]
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Aspecto da vela

A ponta do isolador apresenta-se esbanquiçada,vitrificada com grânulos ou pontos pretos na superfície.
Em casos extremos(Pré-ignição),os eletrodos podem se fundir ou desaparecer completamente,levando também a fusão do isolador, podendo inclusive furar o pistão.
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Problema

O motor pode estar batendo pino e apresentar perda de desempenho em altas velocidade,em subidas ou com cargas elevadas.Há perda de potência do motor.
A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente,podendo ainda causar danos ao pistão e ao motor.
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Causa

1 - Ponto de ignição adiantado ou excessivamente adiantado;
2 - Taxa de compressão alta;
3 - Defciência no sistema de arrefecimento do motor;
4 - Falta de torque de aperto na instalação da vela;
5 - Vela de ignição muito quente;
6 - Mistura de ar/combustível muito pobre;
7 - Combustível com baixa octanagem ou alterado;
8 - Resíduos superaquecidos na câmara de combustão;
9 - Obstrução no sistema de escape.
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Solução

1 a 5, 7,9,10 - Efetuar os reparos necessários.
6 - Substituir as velas por tipo correto (indicado no manual da
motocicleta ou na tabela de aplicação NGK atualizada).
8 - Utilizar combustível adequado
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[Final de vida útil]
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Aspecto da vela

Coloração marrom, cinza, castanho,
levemente amarelada.
Folga entre os eletrodos aumentada.
Eletrodos levemente arredondados.
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Problema

1 - Dificuldade na partida.
2 - Perda de desempenho do motor e
aumento de elementos poluentes nos
gases de escape.
3 - Aumento no consumo de combustível.
4 - Maior voltagem para centelhamento,
podendo sobrecarregar o sistema de
ignição.
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Solução


Substituir as velas por tipo correto (indicado no manual da motocicleta ou na tabela de aplicação NGK atualizada).
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[Desgaste excessivo]
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Aspecto da vela:

Eletrodos com desgaste acentuado.
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Problema:

1 - Dificuldade na partida.
2 - Perda de desempenho do motor e
aumento de elementos poluentes nos
gases de escape.
3 - Aumento de consumo de combustível.
4 - Maior voltagem para centelhamento
podendo sobrecarregar ou danificar os
componentes do sistema de ignição.

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Causa:

1 - Uso excessivo da vela acima da
quilometragem recomendada pelo fabricante
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Solução:

- Substituir as velas por tipo correto
(indicado no manual da motocicleta ou
na tabela de aplicação NGK atualizada).
- Substituir componentes danificados do
sistema de ignição
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[Excesso de torque]
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Aspecto da vela:

Ruptura na rosca ou na canaleta e deformações excessivas tanto na arruela de vedação quanto no sextavado.
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Problema:

Dificuldade na remoção da vela de ignição
do cabeçote do motor.
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Causa
1 - Aplicação de torque excessivo no aperto;
2 - Instalação ou retirada com motor quente;
3 - Presença de oxidação, devido à presença
de água no combustível.
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Solução

- Substituir as velas pelo tipo correto (indicado no manual da motocicleta ou na
tabela de aplicação NGK atualizada), aplicando o aperto conforme a instrução
impressa nas embalagens das velas NGK.
- A instalação deve ser realizada com o motor frio.
- Para as velas com dificuldade na retirada (excesso de torque, instalação com motor quente,etc), deve-se proceder com muito cuidado para evitar danos ao cabeçote.
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[Isolador Trincado]
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Aspecto da vela:

Quebras, trincas ou inclinação na parte superior do isolador cerâmico das velas de
ignição e/ou marcas no sextavado, que podem caracterizar trinca interna (não visível)

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Problema:
Motor falha nas acelerações ou em baixas
rotações com cargas elevadas.
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Causa
1 - Posicionamento incorreto da chave de vela;
2 - Uso de chave de vela inadequada.
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Solução
1 e 2- Utilizar a chave adequada ao sextavado
do castelo metálico, cobrindo-o completamente.
O espaço interno deve ser suficiente para evitar
o contato com o isolador cerâmico

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Agradecimentos á tarcio por sugestão de matéria sobre velas!
Matéria extraida de manuais de velas da NGK* a maior fabricante de velas do mundo!



[[Ciclo2Tempos]]

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom, excelente tutorial, que Deus te ilumine e continue abençoando-o e te dando saúde para que possa estar sempre ajudando a quem precise com os seus conhecimentos;

jose moreira disse...

Boa noite. Qual sera melhor no motor 50cc scooter, vela ngk iridium, ou platina?