quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dt200r-A Evolução 2Tempos

“Eu tenho uma Dt200R”!

Certamente quem faz tal comentário se enche de orgulho.Ela surpreende a muitos quando surge, com seu visual e barulho inconfundíveis.
A Dt200 nada mais foi do que a evolução da Dt180 que é uma velha conhecida de todos,desde os antigos motociclistas até a maioria dos pilotos On/Off-Road atuais.

Pesando cerca de 110kg ,com 25cv e refrigeração líquida, ela revolucionou a famosa e já citada Dt180 com uma boa relação peso/potência capaz de deixar muita moto maior para trás.
Ela é equipada um motor de 200cc do tipo 2 tempos que se mostra muito eficiente em diversas situações.
Para se ter uma idéia,com uma leve preparação(Tal como dimensionamento de escape,filtro de ar otimizado etc..), ela equipara-se á uma moto de 350/400cc de 4 Tempos!

Eee motorzão..

Com o famoso sistema Y.P.V.S patenteado pela Yamaha (inicialmente na Rd350) que funciona como uma espécie de turbo na moto ,ela mostra-se muito “esperta” em todas as fases de aceleração evitando os famosos “buracos” em motores 2Tempos.

O Y.P.V.S nada mais é do que um mecanismo que regula o diâmetro da saída dos gazes otimizando a moto em todas as suas rotações.
Ao alcançar um alto giro(mais especificamente aos 5.500 Rpm) a moto imediatamente é catapultada liberando assim toda a sua potência.(Veja mais sobre Y.P.V.S aqui no C2)

Ela arranca muito forte.Só quem acelera uma sabe do que estou falando...

Foram lançadas duas versões da Dt200.A versão normal e a versão "R" com acessórios exclusivos.

As diferenças principais entre a Dt200 normal e a 200R são:

• Tanque de combustível maior ,mais leve(feito de plástico) e com capacidade para 12,5 L.
• Suspensão traseira com sistema de gás nitrogênio
• Sistema de freio traseiro a disco
• 2 Aletas de refrigeração (A Dt200 convencional possui apenas 1)

Muitos dizem que apesar do novo tanque de plástico deixar a Dt200R com uma estética melhor,em contrapartida piorou muito a posição de pilotagem.
Outro problema relatado tanto na Dt200 quanto na Dt200R é o sobreaquecimento presente na moto(no radiador) após longos períodos ou altas rotações exigidas acelerando a moto.
(Veja aqui no ciclo2tempos uma matéria que promete solucionar esse problema)

Com tantos ítens inéditos para a época tal como suspensão a gás e freio a disco traseiro em uma moto de baixa cilindrada, a Dt200 se destacava dentre muitas outras motos da mesma categoria. Até hoje ela possui uma legião de fãns.
Começou a ser fabricada em 1994 e parou de ser fabricada no ano 2000.
Praticamente foi a ultima moto 2 tempos "urbana" lançada pela Yamaha.

[[Ciclo2Tempos]]

6 comentários:

carlos eduardo disse...

Comprei uma dt200r 2000 inteira - uma raridade.A moto é o bicho nas acelerações!!!!!

abs

cadú (RJ)

carlos eduardo disse...

amotinho é o bicho nas arrancadas.comprei uma r ano 2000 muito inteira.uma raridade.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Essa realmente deixou saudade. Até curto a Lander e a Ténéré 250 nova, mas a 200R marcou época e até hoje faz história...

Anônimo disse...

Quero compra uma dt200r mais nao estou achando.... Rafael ribeirao preto.... Se alguem tiver alguma indicacao rafaelvieirao@hotmail.com

Fernando Margonato disse...

Des da época de muleque eu ando com motos 2t foi rd 135 dt 180, mas quando comprei uma dt 200 , depois vendi comprei uma 200r... é boa em qualquer situação !

Unknown disse...

Sempre gostei de motor dois tempos a minha primeira moto foi claro a dt 180 com 14 anos hoje sou louco por uma dt 200. Mais gostaria mais de saber dos seu principais problemas?.