terça-feira, 17 de março de 2009

Viajem de moto-Dicas e recomendações

Surgiu aquela vontade de viajar de moto?E agora,qual é o primeiro passo a ser tomado?..Pensando nisso,o ciclo2tempos preparou uma listinha básica para sua viajem ser um sucesso.Siga nossa recomendação:


Número 1-[[Check-up]]

Desnecessário lembrar que a moto deve estar em condições para a viagem. Por menor que seja a distância, você vai estar longe de casa e isto aumenta muito um pequeno problema.
Dentre os itens normais de manutenção preventiva, dê especial atenção:

-Condições e calibragem dos pneus
-Nível do óleo, verificando se a distância não excederá a hora da próxima troca
-Nível do fluido de refrigeração (quando aplicável)
-Condições dos freios
-Fixação dos retrovisores
-Regulagem do motor
Cuidado mais especiais também em:
1- Ver se existe folga da corrente e o estado da coroa e pinhão.
2-A bateria deve estar sempre no nível.
3-Verificar o estado dos cabos de acelerador, freios, embreagem. Se precisarem de trocas, faça antes da viagem;
4-Verifique as luzes: farol, piscas e lanterna traseira;
5-Observe os filtros de óleo e ar. Se for necessário, faça a troca;
6-Carburador e filtro de gasolina: limpe e faça uma boa regulagem.


Número 2-[[ O fator “Comunicação”]]

Sempre que possível, leve um telefone celular e os números de locais e pessoas que você possa precisar, como por exemplo: o hotel que você está indo, o mecânico etc.
Lembre-se que alguns celulares tem cobertura limitada, como é o caso de celulares de cartão. Leve sempre cartões de orelhão!
Em qualquer viagem de moto, é recomendável que o motociclista esteja preparado para eventuais intervenções mecânicas, assim não deixe de levar na bagagem as peças de reposição mais sujeitas a quebras, tais como - vela, lâmpadas, câmara de ar, reparador instantâneo de pneu, ferramentas e cabos de comando (embreagem, freio e acelerador...)Aconselha-se uma parada a cada 100 km aproximadamente. Para viagens longas, os primeiros 100 ou 200 km não mostram o cansaço, mas acredite, as não-paradas farão muita falta no final.
E o mais importante,procure viajar sempre acompanhado de alguem.Evite viajar sozinho.


Número 3-[[ “O cuidado com assaltos”]]

Se uma moto ou carro, normalmente com dois ocupantes chega rápido em você e não te ultrapassa, procure o primeiro posto policial ou parada, pode ser uma tentativa de assalto.

Em caso de pane e sem garupa, não deixe a moto na estrada. Procure parar um caminhão ou pick-up e transporte a moto até lugar seguro. No transporte sem cordas para amarrar, coloque a moto transversalmente, se possível, arme o descanso lateral, posicione-se no lado oposto ao descanso e peça ao motorista para ir devagar.Como já falado, procure o primeiro posto policial ou parada.Não pense que sua moto será menos visada caso ela seja modificada.Segundo enquete realizada aqui no blog, a opinião de vocês leitores do C2 diz que qualquer moto está propícia a ser roubada.Verdade pura!

Seguindo todas essas dicas,dificilmente você terá problemas em sua viajem!Dicas C2!

Fontes-Foruns da internet e blog motomania

Postado por: Philipp

[[ciclo2tempos]]

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante essa matéria! Digamos que a maioria não seguem o que se diz aee no artigo! Sem dúvida alguma uma revisão constantemente é bom pra que não aconteça nada de erro na viagem, ou até msm riscos de vida neh? Bom msm ;D