sábado, 28 de março de 2009

Descubra as diferenças entre oleo 2 tempos


Todas as motos de 4 tempos são abastecidas apenas com gasolina.
Mas quem é propritário de uma moto 2 tempos sabe muito bem que apenas isso não é suficiente.
Além de gasolina é primordial misturar óleo 2T também.Mas por que?
Um motor 4 tempos já é constantemente lubricado pelo seu próprio óleo do motor,não necessitando assim de nenhuma lurbificação extra.

Em motos 2tempos,existe a necessidade de ter alguma lubrificação,e essa é feita pela mistura de óleo misturado com a gasolina que entra no motor e promove a lubrificação de áreas criticas sujeitas a altas temperaturas,pressões e,principalmente sujeitas a altos índices de emissão de resíduos,como fuligem e carvão.

Para motores 2 tempos,não somente de motocicletas mas também de ciclo motores, Kart, moto serras e similares, a classificação da API abrange três níveis de desempenho: API TA,TB e TC, onde o TC é a mais avançada no momento.

Para motores de 2 tempos à gasolina,existe ainda uma classificação da indústria japonesa chamada JASO, que define outros três níveis de desempenho: JASO FA,FB e FC,que de forma análoga à API,tem o nível JASO FC como o mais atual.

Mas afinal,que siglas estranhas são essas?API, ACEA, JASO, NMMA? Estas são siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes, de acordo com seu uso. Desta forma, o consumidor tem como identificar se o lubrificante atende às exigências de seu equipamento, consultando seu manual.
=====================================Castrol actevo,proporciona lubrificação eficaz do motor.

===================================================================
SAE - Society of Auto motive Engineers
É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho.
=====================================
API - American Petroleum Institute
Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender.
=====================================
ACEA - Association des Constructeurs Européens de l´Automobile (antiga CCMC)
Classificação européia associa alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus
=====================================
JASO - Japanese Automobile Standards Organization
Define especificações para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC,em ordem crescente de desempenho) e quatro tempos (MA,MA1,MA2 e MB).
=====================================
NMMA - National Marine Manufacturers Association
Substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos lubrificantes para motores de popa a dois tempos, através do nível TC-W3 (Two Cycle Water) e para motores de popa de quatro tempos através do nível FC-W (For Cycle Water).
===================================================================

Motor 2Tempos aberto.O óleo desce até o motor lubrificando o pistão.


O óleo 2T deve ser adicionado na proporção indicada pelo fabricante da moto.
Lubrificante em excesso não traz vantagens e aumenta em muito a emissão de poluentes, além de poder carbonizar a vela ou as velas de ignição.
Já a falta de óleo, ou uma mistura muito "pobre", podesuper aquecer o motor e até travá-lo, com risco de danos onerosos.

Existem 3 tipos de óleo:

  • 100%Sintéticos
  • Semi-sintéticos
  • Minerais
================================================
Óleos 100% sinteticos
Ponto forte: São os que mais protegem o motor,que apresentam melhor desempenho,fumaceiam muito menos e evitam a carbonização precoce do sistema.Tecnologia inovadora.São os mais recomendados.
--------------------------------------------------------------------
Ponto fraco: Normalmente é o tipo de óleo mais caro,oque inviabiliza um pouco o seu uso , financeiramente falando.
================================================
O óleo MOTUL800 é um exemplo de 100% sintético.É desenvolvido especialmente para as equipes campeãs mundiais de GP Motocross 250cc e é acessível para compra em qualquer loja especializada.


================================================
Óleos Semi-sintéticos
Ponto forte:São de longue um bom custo beneficio,pois apresentam um preço razoável.São semelhantes em beneficios aos oleos 100% sintéticos e apresentam uma boa resposta do motor
--------------------------------------------------------------------
Ponto fraco: Comparados aos 100% sintéticos,fumaceiam mais.
================================================


O óleo Yamalube é um exemplo de semi-sintético.Boa opção custo-benefício.


================================================
Óleos minerais
Ponto forte:Óleo derivado do petróleo com preço acessível.
---------------------------------------------------------------------
Ponto fraco:Antecipam o processo de carbonização(típico em motores 2 tempos),fumaceiam mais.
================================================

O blog [C2] recomenda o uso de óleo 100% Sintético em sua moto 2 tempos para usufruir de toda a sua potência e conservar o seu motor.
Sempre existem dúvidas sobre qual a proporção recomendada para se misturar o combustível e o óleo.
Gentilmente o site Enduro.Hpg(ótimas matérias,visite!)me cedeu essa tabela que indica as proporções prontas.Por exemplo,se na embalagem de algum óleo que você utiliza estiver indicando para usar a proporção 2,0% ,então simplesmente veja a tabela e descubra as proporções para colocar o combustível e óleo.
Em nosso exemplo, 2,0% seria 1 litro de combustível para 20ml de oleo,2 litros para 40,e assim sucetivamente.


Não existe uma mistura fixa pois a quantidade de óleo será mais ou menos solicitada em determinados giros do motor.Em uma trilha travada ou andando na rua o consumo de óleo será diferente.Cada proporção utiliza-se para uma situação distinta.
Mas caso sua moto tenha um sistema automático de distribuição de óleo(autolube) não existe motivo para se preocupar em relação ás misturas.Tudo é feito automaticamente.
O óleo é colocado no autolube e distribuido ao motor na proporção correta solicitada pelo motor.
Apesar disso,sem o autolube(para o uso urbano) recomenda-se 2,5% ou seja, 25 ml de óleo para 1 litro de gasolina.

Matéria sugerida por alexandre nicoleli de Curitiba/Pr.na comunidade C2 no orkut.


[[Ciclo2tempos]]

9 comentários:

vlopesnunes disse...

Eng. Alexandre bom dia, gostei muito teu comentário bastante objetivo e direto no assunto, tinha algumas dúvidas sobre mistura de óleo para motor dois tempos, foi excelente mantenha sempre assim simples e objetivo muito obrigado...

vlopesnunes disse...

Eng. Alexandre bom dia, gostei muito teu comentário bastante objetivo e direto no assunto, tinha algumas dúvidas sobre mistura de óleo para motor dois tempos, foi excelente mantenha sempre assim simples e objetivo muito obrigado...

Leonardo disse...

gostaria de saber como funciona/seria a proporçao de oleo para cada litro de alcool para um motor RD 135 de kart. Comprei um kart agora e tenho nenhuma experiencia.
Obrigao

Anônimo disse...

Boa noite meu amigo gostei do post,me ajuda com uma coisa a minha scooter ´e2 tempos e eu comprei e fui completar o óleo,o óleo que estava nela era vermelho e o que eu comprei é mineral azul,será que o óleo vermelho que estava na moto é sintetico?temos como saber isso somente pela cor ?

Anônimo disse...

Boa tarde amigo, gostei do site... Tenho uma DT 200 que foi preparada para trilha... Com peças em alumínio.. roupa da XTz e afins ... é um avião... Mas agora nas trilhas ( em média 30 km ) e trechos bem pesados... ela consome muito... No último sabado em 25 km de trilha foi um tanque... Outra coisa... ela cobre todos de fumaça... Pois misturo o óleo na gasolina (por segurança) e mantenho sempre cheio o reservatório automático... MINHA PERGUNTA É ! POSSO CONFIAR NO ALIMENTADOR AUTOMÁTICO E COLOCAR SÓ GASOLINA PURA NO TANQUE??
Como testar o alimentador??
Agradeço se puder me explicar isso.

djjeison09@hotmail.com

Anônimo disse...

amigo, pode sim confiar no misturador desde que esteje devidamente limpo e seus condutores do oleo tambem, no seu caso aconcelho que procure um mecanico que entenda de bombas automaticas para ele dar apenas um "avanço" na quantia de oleo liberada para o motor, é apenas uma arruela que se colocam, ai é só abastecer e acelerar! (tambem tenho uma dt200 só que é de rua tem 81.000 km e foi feita 2 retificas na vida uso apenas oleo elf tc-w3) espero ter ajudado!

Motor2T disse...

Boa noite...tudo bem?
olha. a foto no seu blog, com um cilindro cortado, foi copiada do meu site www.motor2t.net...
Quando faço hoje uma busca por motor de dois tempos aparece a foto como sendo do seu Blog...
Peço a gentileza de citar o meu site na foto OK?
Grato
Luciano Natali Gama

Motor2T disse...

Boa noite...

Favor citar o meu site na foto do cilindro cortado OK?
www.motor2t.net

muito grato
Luciano Natali Gama

fabinhoboldthp disse...

amigo eu uso o yamalube semi sintetico 2 tempos na minha moto ,eu poderia usar o yamalube semi sintetico nautico no lugar dele?qual a diferença do nautico pro outro?