
Desvendado o apelido,vejamos um pouco mais de sua história.
Ela foi a 1º moto a utilizar a famosa válvula YPVS. O que é isso?Uma válvula de Potência desenvolvida pela yamaha que possuía a finalidade de tornar estável a curva de aceleração do motor, usando-se meios elétricos e mecânicos para fazê-lo.
Tal controle proporciona uma aceleração mais precisa, limitando a potência do motor na baixa rotação e liberando toda a potência do motor na alta rotação.(Veja mais na matéria "Entenda o Ypvs" aqui no C2!)
Tal controle proporciona uma aceleração mais precisa, limitando a potência do motor na baixa rotação e liberando toda a potência do motor na alta rotação.(Veja mais na matéria "Entenda o Ypvs" aqui no C2!)

Assim, o torque da moto em baixa rotação era quase nulo, contrastando com o surto de potência que o YPVS despejava a partir de 5.500 rpm(o conhecido 2ºestágio).
Esse sistema foi tão engenhoso que acabou sendo implantado pelas demais marcas, porém com nomes diferentes, e algumas sutis alterações.
Também foi a moto pioneira no mundo no uso do quadro de berço-duplo e suspensão traseira mono-amortecida de série.
A moto ganhou com o passar dos tempos Ignição Eletrônica (CDI),e também refrigeração liquida.
Em suma: Passou por 2 décadas de reinvenção até atingir o seu estado mais evoluído.

Aceleração de 0 á 100 km/h em 6 segundos,e consumo médio em cidade: 13km/l.

Em suas versões mais atuais vinha equipada com 3 freios à disco, e rodas de alumínio.
Ela foi uma moto muito superior para sua época.Possuía um motor muito potente para o conjunto. Quadro, freios, suspensão, nada disso acompanhava o motor e exigia do piloto muito mais atenção e habilidade.
Eterna rival da Honda Cbx750 F(moto 4 tempos da época), não era difícil acontecerem disputas para ver quem era a mais rápida. Porém, dada a facilidade do motor 2T em se extrair potência, as RD 350 "envenenadas" acabavam por vencer a grande maioria das disputas.Além disso as Rds possuíam um preço bem menor se comparadas ás Cbxs.
A vantagem da Yamaha ficava ainda maior com o emprego de escapamentos dimensionados, que traziam maior potência, mas jogavam o torque máximo para um regime ainda mais alto.
O ruído estridente do motor em aceleração total ainda deve estar na memória de muitos aficionados. Mas, possuía limitações dos freios, suspensão e (não raro) de habilidade do piloto para tanto desempenho.
Hoje, mais do que um símbolo de desempenho e evolução, a RD 350 é um mito e uma raridade. Muitos sonham em ter esta moto apenas para ter a lembrança de sua adolescência materializada. Com certeza marcou uma geração e toda uma história.
Fonte:Trinta e cinco maior fonte sobre Rd350 da Internet,Acesse!
Vídeo da Rd350 no Auto Esporte:
[[Ciclo2Tempos]]
7 comentários:
Ola, você trocou as rodar originais da RD por rodas da CBR, como ficou para andar, melhorou?, piorou? Qual sua opinião?, tenho uma e estou pensando em trocar as rodas originais por rodas de 17". Caso possa me dar alguma dica, eu fico grato. João (jssoares1966@gmail.com)
to precisando de todos os adesivos 91.da uma dica aii...
ADOREI ESSA MATERIS PARABENS
Tenho uma RD 350 ano 87 branca/verm . Reformei ela sem dificuldades em peças . É a melhor opção para começar com uma superesportiva com baixo custo . Só quem tem ou teve sabe a super máquina que ela é !
Tenho uma RD 350 ano 87 branca/verm. . Reformei sem dificuldades em achar peças,tem muita opção em original e paralelas . Só quem tem ou teve sabe que é a melhor opção para começar com uma superesportiva com baixo custo.
simples colega entra no mercado livre e escreva adesivo rd350 91
Tenho várias peças pra vender radiador cabeçote tampa plástica auto lub peças câmbio campana embreagem cubo embreagem roda dianteira com discos pinças
Postar um comentário