
A queima de combustível gera como produto,gás carbônico,monóxido de carbono,fuligem..etc.
O gás carbônico e o monóxido de carbono são gazes incolores(a fumaça branca que sai do escapamento é o óleo 2T),portanto imperceptíveis aos nossos olhos.
Não as percebemos,pois são dispersas nos gazes.Se,porém,colocarmos um anteparo no escapamento da motocicleta e observarmos o resultado,veremos que em poucos minutos esse anteparo começa a ficar enegrecido,devido ao acúmulo dessa partículas.
Isso ocorre em todos os motores à combustão,pois é um produto da queima dos combustíveis.
Nos motores 2T esse óleo da câmara de combustão circula em forma de vapor viscoso.
1-Pistão
2-Janela de escape
3-Escapamento
4-Câmara de combustão
5-Vela de ignição
A descarbonização é uma manutenção relativamente fácil e deve ser efetuada a cada 5.000/7.000Km.Lembre-se de que uma bomba de óleo(autolube) desregulada causa uma carbonização excessiva no motor,devendo ter seu espaço de manutenção diminuido sensivelmente.
Uma bomba de auto-lube regulada evita a descarbonização precoce do motor,comparando-se a fazer a mistura diretamente no tanque(pré-mix)
Nem sempre é possível saber quando uma motocicleta foi descarbonizada pela última vez,sendo portanto,necessário saber os sintomas que o excesso de carvão causa no motor.
Foto de carbonização.Pouco carvão pelo uso de óleo 100%sintético
São eles:
1-A sua compressão interna aumenta consideravelmente devido a um acúmulo de carvão nas paredes da câmara de combustão e na cabeça do pistão.
2-Causa o conhecido problema de Pré-Ignição,tirando o motor do ponto.Isso faz com que o mecânico sinta o chamado "tranco" quando tenta fazê-la pegar com o pedal de partida.
4-Provoca superaquecimento.esse carvão fica incandescente(oque faz provocar a citada PRÉ-IGNIÇÃO),superaquecendo o motor,podendo provocar o seu travamento,ou mesmo furar o pistão.
Use óleo Semi-sintético ou 100%Sintético para evitar a carbonização precoce do sistema.
Sempre que uma motocicleta 2T estiver com sintomas de falta de força e/ou velocidade,desconfie da carbonização excessiva do motor.
Para raspar os resíduos de carvão ,utilize-se de uma lâmina de aço ou espátula fina.
O escape de uma motocicleta do tipo "STREET"(modelos de rua,tais como RX-125/135)tem no seu escapamento um miolo interno que tem a dupla função de reduzir o ruído do escapamento
e reduzir o índice de poluição que este tipo de motor causa devido ao escape de óleo 2T.
O miolo é facilmente limpo depois de retirado de dentro do escapamento,conforme você pode ver nas figuras seguintes.Uma escova de aço ajuda muito nessa tarefa de manter o miolo em condições.O escapamento é mais trabalhoso por ser maior e ter seus terminais de pequeno diâmetro.
Algumas dicas,porém,podem facilitar esse trabalho:Dobre um arame farpado de aproximadamente um metro e coloque suas pontas de mandril de uma furadeira.Inserindo o arame dentro do escapamento,
a rotação da furadeira fará com que o arame raspe o interior do escape retirando o resíduo do carvão.
Outra boa medida para limpar o interior do escape é encher o seu interior com uma solução de bicarbonato de sódio:bloqueia-se o orifício menor do escape com uma batata e completa-se o volume interno do escape com uma solução de 200g de bicarbonato de sódio para três litros de água quente.Deixa-se esta solução durante aproximadamente uma noite(8 horas).
Obs:
1-Lembre-se de que o mal que causa o carvão é o fato de ocupar espaço na câmara de combustão diminuindo a capacidade de entrada de combustível,portanto não é necessário "polir" os componentes em
questão,apenas tirar delas o indesejável volume maior de carvão.
2-Sempre que descarbonizar um motor,troque TODAS as juntas do motor que remover.Troque também o anél de cobre que interliga o escapamento à janela de escape.Uma junta aparentemente em bom estado
não é sinal de que esteja boa,troque TODAS.
3-Aproveite o fato do motor estar totalmente aberto e analise as condições do cilindro do pistão e dos anéis.Riscos na camisa e no pistão indicam falta de vedação do motor que não foi detectado quando
da medição do mesmo,pois,como vimos, o acúmulo de carvão faz aumentar "artificialmente" a compressão.
4-Não use o maçarico para amolecer o carvão depositado no escapamento.Essa prática queima o cromo que reveste o escape,fazendo azular ou amarelar,descascar e finalmente enferrujando-o.
5-Num motor de dois tempos medidas de compressão muito altas podem indicar excesso de carbonização no motor.
Créditos:Manual de motos de Sérgio Alejandro Ribaric.
[[Ciclo2Tempos]]
6 comentários:
boa noite pessoal,queria saber que quantidade de oleo 2T colocar pra cada Litro.eu ponho 50 ML/L, da uma força ai..esse blog é loco demais..meu favoritoo
a proporção ideal para karts é de 1 litro de óleo 2t para cada 20 litros de combustível.Ou seja se seu motor é preparado sua mistura está correta.Valeu!!!!!!!!!!!!
a mistura certa é de 25ml/litro se colocar 1 litro de oleo a cada 20 de combustivel vai dar problema de acerto,carbonização,no kart e em motores de popa se usa 1l de oleo pra 20 de gas,mas em rua pode se usar menos,seu bolso não pesa e o meio ambiente agradesse
e so colocar oleo de freio por 24 horas na curva e no escapamento que sai tudo; experiencia tenho uma RX 80 e uma RD 50
Boas, eu tenho um problema diferente na minha mota 2 tempos ,a minha mota quando aquece, ela começa logo a deitar agua pelo respiro e a agua do radiador baixa. isso é derivado a que?
Isso nunca me fez, so a partir de um mes atrás.
boas
tenho uma kx 250 de 96.
rectifiquei o motor todo, desde rolamentos biela e pistão.
mas depois de andar umas voltas o pistão parte..
ja parti 2, ja nao sei o que fazer alguém me pode ajudar
Postar um comentário