domingo, 4 de outubro de 2009

Vantagens e desvantagens de um motor 2 tempos


Motos,barcos, aeromodelos, e uma série de outras coisas possuem motores 2 tempos.
O motivo por serem populares é por terem uma característica incrível:
Pela alta potência que são capazes de produzir e por serem incrivelmente leves.

Motores 2 tempos são diferentes de motores 4 tempos.Suas diferenças vão ser descritas á seguir:

Um motor 4 tempos possui muitas peças móveis dentro de si tais como válvulas,comando de válvulas etc..
A chave para a construção de um motor 2 tempos é somente o pistão.

Ele atua tanto como um pistão propriamente dito,um compressor e uma válvula de entrada e de saída.

Motor 2tempos

O processo ocorre assim:
Quando o pistão está no topo do ciclo,o cilindro está cheio de ar e a gasolina está comprimida.

Quando a vela de ignição dispara,ela acende a gasolina,se transforma em chama e expande rapidamente enviando o pistão para baixo com muita força.
O pistão atua como válvula de entrada e saída da mistura


A área em baixo do pistão é preenchida por ar e uma mistura de gasolina e óleo.

Assim que o pistão se move para essa área ele comprime a mistura.
Quando o pistão chega na base do seu ciclo,ele abre uma janela,aquela janela que permite o gás de exaustão sair pelo escapamento.

Então em uma fração de segundos mais tarde o pistão abre outra janela,aquela janela que permite uma nova carga de ar e gasolina dentro do cilindro.

Agora o pistão começa se mover de volta em direção a vela de ignição,comprimindo a mistura de ar e gasolina de modo que a vela possa disparar novamente.
Esse ciclo se repete milhares de vezes por minuto.


O motor 2tempos é utilizado em aeromodelos

Motores 2 tempos tem a vantagem de não possuirem válvulas de admissão e escape nem comando de válvulas,oque melhora e muito o peso do conjunto e a sua construção.

Motores 2 tempos têm uma explosão a cada giro, enquanto nos motores 4 tempos há combustão
um giro sim, um giro não, e isso dá um ganho significativo de potência aos motores 2 tempos;
Além disso ele pode trabalhar em qualquer posição,diferente do motor 4 tempos.

Enquanto o combustível fluir para o carburador ele vai funcionar.O motor 2 tempos ficará totalmente feliz trabalhando virado para cima ou para baixo,isso não importa pois ele funcionará de qualquer jeito.

Processo de um motor 2 tempos
(Baixe a figura para ver a animação)


A lubrificação também é diferente.Enquanto que um motor 4 tempos é lubrificado pelo seu próprio óleo de motor,um 2 tempos necessita da adição de óleo no combustível.

Um motor 2tempos é facilmente preparado colocando um escapamento do tipo dimensionado, abrindo e melhorando as transferências assim como otimizando sua compressão.

O processo de um motor 2 tempos realmente é simples possuindo assim algumas vantagens em relação ao motor 4 tempos,as principais:
  • Motor mais potente
  • Motor mais leve,menos peças
  • Pode trabalhar em qualquer posição.
  • Motor mais barato
  • Motor de fácil preparação

Motor mais potente,mais leve e mais barato

Mas apesar de todas as vantagens mostradas desde o começo ,eles também tem suas desvantagens:

  • Consumo de combustível elevado
  • Vida útil menor do que comparado á um 4 tempos
  • Maior poluição
Infelizmente eles praticamente estão destinadas á sumirem.

É muito difícil encontrar um motor 2 tempos nas ruas pois não se fabricam mais,salvo de motos para off-road e motos scoteers.
Motos 2 tempos são muito divertidas de serem pilotadas,por terem uma tocada diferente das 4 tempos.
Termino a matéria com essa frase:

"Quem nunca pilotou uma moto 2 tempos não sabe de fato oque é andar em uma moto!"

[[Ciclo2tempos]]

6 comentários:

Abelardo disse...

Excelente conteúdo.Parabéns a equipe C2.

Rafael disse...

muito boa a matéria sobre motores 2 tempos, muita coisa q está aí eu não sabia! Parabéns

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

As ditas desvantagens dos motores 2T se devem mais à falta de intere$$e no desenvolvimento deles do que por qualquer outra coisa. Poder usar as diversas "muletas" disponíveis para os 4T, como variador de fase no comando de válvulas, é fácil, mas trabalhar bem a parte dos fluxos internos sem depender de válvulas é para os verdadeiros doutores em engenharia...

Anônimo disse...

Muito boa a matéria e muito bom também o comentário do Kamikaze. Há muito interesse das indústrias por traz da fabricação dos motores 4T, desde o número de peças a serem usadas no 4T, o que aumenta o lucro dos fabricantes, bem como a propaganda "enganosa" para os motores 4T serem mais aceitos.

Unknown disse...

Eu amo o motor de 2t....

Anônimo disse...

4 Tempos modernos compensam com o giro alto e torque desde as baixas rpm(comando variavel e mapping). O que tem feito milagres na F1 e MotoGP. Em Munarelo as 800cc baixaram em 6 segundos os tempos das 500cc motovelocidade(gastando 20 litros contra 32 das 500cc).
Mais: treino e corrida com mesmo motor.
Estao la os nº. Basta conferir.